Categories: DestaquePolítica

Prefeitura veta projeto que proíbe participação de crianças na Parada LGBTQIA+ em João Pessoa/PB

A decisão sobre o veto agora retorna à Câmara Municipal, onde os vereadores analisarão a resposta da Prefeitura de João Pessoa.

A Prefeitura de João Pessoa encaminhou à Câmara Municipal o veto a um projeto de lei (PL) que proibia a participação de crianças na Parada LGBTQIA+ e eventos similares em João Pessoa. O veto, assinado pelo prefeito em exercício, Léo Bezerra, atendeu ao parecer da Procuradoria-Geral do Município, que considerou o projeto inconstitucional. Com isso, o PL retorna à Câmara para nova análise.

“A lei diferencia o tipo de público. Se for um evento hétero as crianças podem participar, se for um evento LGBTQIA+, as crianças e adolescentes não podem. E essa diferenciação é inconstitucional, além do mais a presença de crianças e adolescentes em eventos, o exercício do poder familiar só pode ser previsto por lei federal, o que não é o caso”, destacou a promotora Liana Espínola.

O projeto de lei, de autoria do vereador Tarcísio Jardim (PP), foi aprovado em 7 de novembro na Câmara Municipal. O entendimento dos órgãos de controle é que a proposta do vereador Tarcísio Jardim é inconstitucional porque parte de uma premissa discriminatória contra a população LGBTQIA+.

A promotora Liana Espínola destacou que a lei proposta estabelecia uma diferenciação inconstitucional entre eventos heterossexuais e LGBTQIA+, violando o exercício do poder familiar, que só pode ser regulamentado por lei federal.

O vereador Tarcísio Jardim não especificou, em seu projeto, como seria realizada a fiscalização para impedir a presença de crianças nos eventos mencionados. Procurado, o vereador afirmou que a fiscalização seria feita por órgãos de segurança pública, como a Delegacia da Infância e Juventude e o Ministério Público.

A decisão sobre o veto agora retorna à Câmara Municipal, onde os vereadores analisarão a resposta da Prefeitura de João Pessoa.

Francisco

Recent Posts

Ex-servidor do Ministério do Esporte é alvo de operação que investiga desvio de recursos

Um ex-servidor exonerado do Ministério do Esporte foi alvo de uma operação da PF (Polícia Federal) e CGU (Controladoria-Geral…

5 minutos ago

Governo anuncia pagamento via Pix para tributos na Paraíba

O governo da Paraíba anunciou, nesta segunda-feira (30), que a Secretaria de Estado da Fazenda passa…

35 minutos ago

Copeland revela identidade de marca unificada em todo o portfólio de produtos

Líder do setor se concentra em proporcionar experiências perfeitas aos clientes, fornecendo soluções climáticas de…

42 minutos ago

Gusttavo Lima se pronuncia após ser indiciado: ”Mentiras, suposições e fake news”

O cantor Gusttavo Lima realizou uma live ao lado de seu advogado na tarde desta…

1 hora ago

Brasil está entre principais alvos de ataques de ransomware

Dados recentes evidenciam a vulnerabilidade que os negócios enfrentam, avalia especialista da Brasiline Tecnologia. Investimentos…

2 horas ago

TRE muda relator e novo juiz julgará habeas corpus contra prisão de Lauremília Lucena

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) mudou, na tarde desta segunda-feira (30), o relator…

2 horas ago