Prefeitura vacina mais de 3,8 mil pessoas no fim de semana e amplia público do ensino superior para 30+

0
442

A vacinação contra a Covid-19 na Capital, que neste final de semana imunizou 3.882 pessoas, será ampliada para os profissionais do ensino superior com idade de 30 anos ou mais, nesta segunda-feira (31). Além disso, haverá a retomada da segunda dose para quem já recebeu as vacinas Coronavac (Butantan) e Astrazeneca (Fiocruz). Os imunizantes estarão disponíveis em dez pontos espalhados na cidade.

Seguindo com o plano de vacinação, serão vacinados com a primeira dose trabalhadores da educação de ensino superior a partir dos 30 anos; trabalhadores da educação com 18 anos ou mais que atuam da educação infantil ao ensino médio e profissionalizantes; trabalhadores da saúde a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais e idosos a partir de 60 que ainda não receberam a primeira dose, além de pessoas com deficiência de 18 anos ou mais.

As vacinas da primeira dose serão aplicadas das 8h às 12h, em cinco ginásios, para pedestres, e até às 15h, no estilo drive thru, no Mangabeira Shopping.

Segunda dose – Também será ofertada a segunda dose da vacina para os que já completaram 28 ou 90 dias para as vacinas Coronavac e Astrazeneca, respectivamente. A 2° dose da vacina Coronavac/Butatan estará disponível das 8h às 12h, para pedestres, no Liceu Paraibano (Centro). Já a segunda dose da vacina Astrazeneca estará sendo ofertada das 8h às 15h, no estilo drive thru, no Santuário Mãe Rainha (Bessa) e Unipê (Água Fria) e, para pedestres, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Agendamento – A vacina será exclusivamente por agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

Neste final de semana, Fernanda Lucchesi, 47 anos, é asmática grave e foi uma das 3.882 pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Fiquei muito emocionada, feliz e espero que esse momento chegue para todos e rapidamente. Por favor, vocês que já podem receber a vacina, se vacinem, só assim a gente vai conseguir superar esse momento e esse vírus”, contou.

Comorbidades – Neste momento, podem receber a vacina pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo (LOA) e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade (grau 3 – IMC >40) e síndrome de Down.

Documentação exigida – Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. No caso de pessoas com comorbidades é preciso cópia do laudo ou declaração médica que comprove a condição. Os trabalhadores da saúde devem apresentar registro profissional, contracheque ou declaração da empresa onde trabalha. Já os trabalhadores da educação precisam apresentar também cópia do contracheque e da declaração da instituição de ensino que comprove a função exercida na Capital.

As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidas para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

Transporte – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira os locais de vacinação desta segunda-feira (31):

1° dose:

Ginásios: 8h às 12h:

 – ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

– Escola Municipal Francisco da Nóbrega (Cristo)

– Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

– FIEP – próximo ao Pavilhão do Chá (Trincheiras)

– Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Manaíra)

Drive Thru: 8h às 15h

– Mangabeira Shopping

2° dose:

– Coronavac (Butantan): 8h às 12h

Liceu Paraibano – exclusivo pedestre

– Astrazeneca: 8h às 15h

Santuário Mãe Rainha (drive)

Unipê (drive)

IFPB (pedestre)