Prefeitura monta esquema especial para trânsito e alerta condutores para bloqueios e desvios no domingo

0
104

A Prefeitura de João Pessoa elaborou uma operação especial de trânsito e transporte para garantir a segurança viária de todo o percurso do Gran Fondo, evento internacional de ciclismo que será realizado no próximo domingo (10). Com largada prevista para 6h, os atletas participantes da prova passarão por diversas avenidas entre as praias do Cabo Branco e Jacarapé.

A estratégia de largada/chegada, deslocamentos, bloqueios e desvios está sob responsabilidade da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). De acordo com Sanderson Cesário, diretor de operações do órgão, o planejamento foi elaborado em acordo com as secretarias da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP).

“A Prefeitura de João Pessoa está dando total apoio para garantir a segurança no percurso, tanto aos ciclistas, quanto quem passar no entorno do trajeto. É de extrema importância que os condutores que geralmente utilizam os trechos, tanto para acessar os bairros da Penha e Seixas, quanto as praias do Litoral Sul, que busquem rotas alternativas e fiquem atentos às sinalizações”, ressaltou Sanderson Cesário.

Percurso – O esquema especial de trânsito e transporte permanecerá das 6h às 11h. Inicialmente, os atletas sairão em comboio, para aquecimento, do Busto de Tamandaré pela Avenida Cabo Branco e seguirão até o Parque Linear Estação Cabo Branco, onde oficialmente ocorrerá a largada da prova. Logo, os ciclistas seguirão pela Avenida Panorâmica até a entrada a direita na Avenida Hilton Souto Maior, contornarão nas imediações do Shopping Mangabeira, voltarão pela Avenida Hilton Souto Maior, acessarão a direita na PB-008 até o Centro de Convenções e contornarão sentido Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Orientação aos condutores – Para evitar conflito no trecho percorrido pelos ciclistas e os condutores que geralmente se deslocam pela área, a Semob-JP faz as seguintes orientações:

– Turistas e/ou motoristas de transportes de turismo: busquem rotas alternativas, indo por Mangabeira até o Valentina e acessando o Litoral Sul pelo Muçumago.

– Moradores de Quadramares/Altiplano/Mangabeira: o acesso no trecho da Avenida Hilton Souto Maior, entre Seixas e o Shopping Mangabeira, será apenas pelo acostamento e em velocidade reduzida.

– Fiéis da Missa da Penha – Será permitida passagem de veículos, apenas pelo acostamento da Avenida Hilton Souto Maior, em velocidade reduzida e liberada travessia para Penha/Seixas de forma controlada, com alternação a circulação dos atletas e com orientação total dos agentes de mobilidade.

Orientação aos usuários de ônibus – As linhas 203 (Mangabeira/Rangel), 207 (Penha/Rangel), 5603 (Mangabeira Shopping) e 9901 (Mangabeira Shopping/Valentina) sofrerão pequenas alterações, entre às 6h e 11h, no entanto, não haverá prejuízo aos usuários. Apenas na linha 207, no sentido Centro/bairro, o ônibus seguirá pela Rua dos Escoteiros e acessar a rotatória da Hilton Souto Maior em direção a Penha. Já a linha 5603 não estará atendendo a área de Detran e seguirá pela Rua Prefeito Luís Alberto M. Coutinho até acessar a rotatória da Hilton Souto Maior e a 9901 seguirá pela Rua Walfredo Macêdo Brandão, Rua Paulino Santos Coelho, Santa Bárbara e terminal de bairro.