Prefeitura mantém estrutura de plantão para amenizar impactos da chuva intensa e planejar contenção de danos

0
115

A Prefeitura de João Pessoa segue com ações para amenizar os impactos das chuvas na Capital – foram mais de 297 milímetros nos últimos dois dias, o que superou em 4.95% a média histórica do mês de maio. Os trabalhos, que também visam planejar a cidade para precipitações previstas para as próximas horas, contam com o envolvimento de várias secretarias e estão sendo acompanhados pelo vice-prefeito Leo Bezerra, que, nesta sexta-feira (14), visitou famílias abrigadas em escolas, monitorou de perto as áreas de risco e participou de reuniões com auxiliares da gestão municipal.

“Estamos colocando toda a Prefeitura de João Pessoa á disposição da população, principalmente daqueles que mais precisam. São três escolas disponíveis – a Nazinha Barbosa, Seráfico da Nóbrega e Chico Xavier. Caso seja preciso, vamos abrir mais. Estivemos em algumas áreas de alagamento, conversamos com os moradores para fazer um cadastro da situação de cada um, num trabalho em conjunto com todos os secretários”, afirmou Leo Bezerra.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) já distribuiu 594 refeições para as famílias abrigadas nas escolas e ainda orienta que outras pessoas que precisarem de abrigo podem procurar as associações de moradores dos bairros para que sejam encaminhadas. A Sedes também segue dando apoio as famílias com os serviços da Prefeitura que melhor se encaixam as demandas de cada uma, através dos Cras, Creas e Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS).

A Defesa Civil de João Pessoa informa que apesar do grande volume de chuva recebeu apenas 27 chamadas através do plantão 24 horas, mas sem registro de pessoas feridas. “Alguns moradores ribeirinhos, no total de 199 pessoas, foram abrigados em pontos de apoio instalados pela Prefeitura e estão recebendo a devida atenção e assistência de várias secretarias envolvidas na missão maior de cuidar”, informou o coordenador do órgão, Kelson Chaves.

Houve alagamentos e um deslizamento de terra no Bairro das Indústrias, quedas de barreiras no Alto do Mateus e na Torre, onde famílias precisaram ser levadas para abrigos da prefeitura. A Defesa Civil segue em alerta e a população pode acionar o órgão através dos telefones de plantão 0800-285-9020 e 98831-6885.

Limpeza de galerias e vias – A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizou limpeza em 89 galerias de águas pluviais espalhadas nas mais diversas regiões da cidade. Já o trabalho de limpeza, que inclui escovação, desobstrução e retirada de entulhos, contou com a participação de uma equipe formada por 80 homens, em 12 bairros. Esse trabalho também contou com o reforço da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), na retirada de resíduos de uma galeria no bairro João Agripino para desobstruir as canaletas por onde escorre a água das chuvas.

A Emlur também atuou na retirada de galhos de uma árvore de grande porte que caiu na Rua do Capim, lateral do Pão de Açúcar da Avenida Epitácio Pessoa. A ação também deve se estender durante este sábado (15). Ao todo, caíram sete árvores em áreas públicas dos seguintes bairros: Manaíra, Miramar, Jaguaribe, Torre, Mangabeira VIII, Varadouro e Castelo Branco. Este serviço contou com o apoio da Diretoria de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Em nenhum dos casos houve registro de danos materiais e ninguém ficou ferido.

No caso das árvores que estavam em áreas públicas, os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) acionaram a Sedurb para que fosse feito o trinchamento dos galhos e a Emlur pudesse fazer a coleta. A Semam orienta que, nos casos de árvores em áreas privadas, como quintais de casas e condomínios, os responsáveis podem ligar para o 3264-1680, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, que os técnicos têm uma lista de profissionais cadastrados que prestam o serviço de poda.

Centros comerciais – A Sedurb, através da Divisão de Manutenção e Zeladoria, fez a retirada de estrutura metálica do Mercado de Mangabeira, recuperação da rede elétrica nos mercados Central e Cruz das Armas, recuperação da tubulação de água no Mercado de Oitizeiro, desobstrução de galerias no Bairro dos Estados, conserto de infiltração e retirada de goteiras no Shopping 4&400 e desobstrução de galeria no Centro de Comércio e Serviços do Varadouro.

Trânsito e transporte – A Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) atuou nos cruzamentos semaforizados que apresentaram falhas técnicas temporárias, mas logo voltaram a operar normalmente, como por exemplo, no cruzamento da Avenida Bancário Sérgio Guerra e Rua Antônio Jacinto de Souza, no bairro dos Bancários. Os agentes ainda sinalizaram trecho da Avenida Epitácio Pessoa, nas imediações do bairro de Miramar, pela suspeita de ocorrência de novo deslizamento de barreira. Cones permanecem no local fazendo isolamento da faixa da direita, sentido Centro/Praia.

O transporte coletivo não sofreu alteração na frota, permanecendo em circulação os 362 ônibus. No entanto, ocorreram atrasos em algumas viagens devido a acessos alagados ou congestionados.