Prefeitura de João Pessoa realiza mais uma manhã de vacinação contra a Covid-19 neste sábado

0
499

A Prefeitura de João Pessoa segue imunizando a população da Capital contra a Covid-19. Até o momento, já são 334.574 doses aplicadas. E, na manhã deste sábado (29), mais pessoas puderam receber a 1° dose do imunizante, em quatro pontos de vacinação, localizados no Santuário Mãe Rainha, Mangabeira Shopping, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e no Unipê, atendendo no sistema drive thru e pedestre.

A estudante de medicina e estagiária da saúde, Iannah Mendonça, 22 anos, que já testou positivo para a doença, foi ao drive thru localizado no Santuário Mãe Rainha, no Aeroclube, acompanhada das amigas Maria Clara Remigio, 22, e Maria Heloísa Vilhena, 21, também estudantes de medicina, para que juntas recebessem a primeira dose do imunizante.

“É um momento de muita emoção e uma sensação de alívio saber que chegou minha vez, principalmente depois de ter tido Covid. Saio daqui cheia de esperança de dias melhores e torcendo para que a vacina possa chegar para todo mundo logo”, comemorou emocionada Iannah.

Dentro do grupo apto para receber a vacina no momento estão os trabalhadores da educação com 18 anos ou mais que atuam da educação infantil ao ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino profissionalizante e, a partir de 55 anos para os que atuam no ensino superior; trabalhadores da saúde a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais e idosos a partir de 60 que ainda não haviam recebido a primeira dose. Para receber a vacina é necessário agendamento prévio por meio do app Vacina João Pessoa ou pelo site (vacina.joaopessoa.pb.gov.br) e apresentar os documentos comprobatórios.

Ainda no ponto de vacinação para pedestres instalado no Santuário Mãe Rainha, uma das pessoas vacinadas foi a profissional da saúde e professora universitária, Rildesia Veloso Gouveia. “É uma emoção tremenda e a vacina vem como sinal de esperança, de que aos pouquinhos está dando certo. É esperança em poder voltar à sala de aula, poder atender normalmente nossos pacientes, sem tantas limitações em nossas vidas. Espero que todo mundo tenha a chance que eu estou tendo agora. Minha sensação hoje é de alívio”, comentou a psicóloga.

Nos pontos de vacinação, os trabalhadores da secretaria de saúde e a população contaram com o suporte da Guarda Civil Municipal e músicos da Funjope que animaram o momento.

Comorbidades – Neste momento, podem receber a vacina pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo (LOA) e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade (grau 3 – IMC >40) e síndrome de Down.

Documentação exigida – Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. No caso de pessoas com comorbidades é preciso cópia do laudo ou declaração médica que comprove a condição. Os trabalhadores da saúde devem apresentar registro profissional, contracheque ou declaração da empresa onde trabalha. Já os trabalhadores da educação precisam apresentar também cópia do contracheque e da declaração da instituição de ensino que comprove a função exercida na Capital. As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidas para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

Solidariedade – Durante a manhã, os postos de vacinação também estavam abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.