Prefeitura de João Pessoa realiza ações de prevenção ao câncer de mama

0
1034

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima mais de 625 mil novos casos de câncer neste ano, no Brasil, entre os quais, 66 mil de mama. Neste 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Prefeitura de João Pessoa destaca a ampliação da rede de apoio a pacientes oncológicos e do acesso das mulheres residentes na Capital a exames de diagnósticos, por meio do Plano de Rastreamento Mamográfico.

“O planejamento e a visão em relação ao paciente oncológico tem tido apoio e espaços efetivos na gestão do prefeito Cícero Lucena, viabilizando a criação de uma estrutura de acolhimento e tratamento”, afirma a coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Joana Barros, destacando a reestruturação do Hospital Santa Isabel para operar como Centro de Referência em Mastologia.

A coordenadora ainda destaca o Plano de Rastreamento Mamográfico, lançado mês passado pelo prefeito, com o objetivo de sensibilizar mulheres acima de 40 anos a realizarem o exame, além de facilitar o acesso e ampliar a oferta na rede municipal de saúde.

“Dentro do planejamento do combate ao câncer de uma forma geral, estamos estruturando o rastreamento mamográfico, com a aquisição de mamógrafos que serão implantados em João Pessoa, e elaborando banco de dados para que as pessoenses tenham acesso ágil e organizado aos exames”, explica Joana Barros.

A meta é que o agendamento obedeça ao calendário de aniversário das mulheres, evitando a explosão de demandas em datas específicas – normalmente em março, mês das mulheres, e em outubro, o mês da campanha nacional de prevenção do câncer de mama. A coordenadora informa que, além da mamografia, as pessoenses também serão submetidas a protocolos preventivos dos tumores do colo do útero.

Prevenir é preciso – A partir dos 40 anos, a mulher precisa realizar a mamografia anualmente como forma de prevenção ao câncer de mama. O exame é oferecido gratuitamente na rede de saúde da Capital. Para ter acesso ao serviço, a mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima. Após ser atendida por um médico ou enfermeira, o profissional preencherá uma requisição para o exame, que poderá ser enviado aos locais onde o exame pode ser realizado pela própria UBS ou pelo paciente.Atualmente, a mamografia pode ser realizada nos hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paulo.