Categories: DestaquePolítica

Prefeitura de João Pessoa/PB atende defensoria e manda retirar propagandas de jogos de azar dos ônibus

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), informou nesta quinta-feira (26) que atendeu à Recomendação que solicitava a retirada de publicidade de jogos de azar dos ônibus que circulam pela capital. Em resposta à Defensoria Pública do Estado da Paraíba, a autarquia garantiu a imediata adoção das medidas solicitadas.

De acordo com o ofício enviado pela Semob, a autarquia determinou às empresas concessionárias do transporte coletivo de João Pessoa que retirassem todas as publicidades de jogos caça-níquel, como o “Jogo do Tigrinho” e outras práticas similares.

A recomendação da DPE-PB busca proteger a população, sobretudo grupos vulneráveis, como idosos, crianças e adolescentes, dos riscos psicológicos e econômicos associados à ludopatia (vício em jogos de azar).

O documento foi enviado no dia 24 de setembro ao prefeito Cícero Lucena e ao superintendente da Semob, Expedito Leite Filho, como parte das ações do Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos (Necidh) da Defensoria Pública, destacando o impacto negativo que esse tipo de publicidade pode ter, além de ressaltar a necessidade de maior controle sobre a veiculação de propagandas que incentivem práticas ilegais ou nocivas.

“Notícias recentes mostram que só no mês de agosto, pessoas beneficiárias do Bolsa Família gastaram algo em torno de R$ 3 bilhões em apostas e sabemos que essas propagandas atingem principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade, como pessoas idosas, adolescentes e até mesmo crianças, que pela facilidade de jogar pela internet acabam se envolvendo”, alertou a coordenadora do Necidh, Fernanda Peres.

Essa é a segunda ação bem-sucedida da Defensoria Pública em relação à proibição de publicidade de jogos de azar em transportes públicos na Paraíba. No início de setembro, a Prefeitura de Campina Grande também atendeu uma recomendação similar emitida pela Coordenadoria de Direitos Humanos da DPE-PB em Campina Grande.

Fonte: Defensoria Pública da Paraíba

Francisco

Recent Posts

Cicloturismo traz conexão entre natureza e cultura no Brasil

O cicloturismo no Brasil está em plena expansão, unindo sustentabilidade, lazer e uma imersão profunda…

7 minutos ago

Campanha nacional de vacinação garante proteção ampla à saúde pública

A Campanha Nacional de Vacinação é essencial para a saúde pública no Brasil, prevenindo doenças…

17 minutos ago

Criança morre após ser esquecida dentro de carro em Joinville/SC

foto: reprodução/internet A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o caso de uma criança, de…

24 minutos ago

Tecnologia 360° aprimora compras on-line de supermercados

A tecnologia de visualização em 360° aprimora as compras online de supermercados ao permitir uma…

34 minutos ago

Moda japonesa ganha destaque no Brasil e no mundo

Street style e designers de moda japoneses inspiram o universo da moda e marcam presença…

55 minutos ago

Picuiense e Cruzeiro-PB vencem e vão às semifinais da 2ª divisão do Campeonato Paraibano

Foto: Wellington Faustino/FPF-PB Estão definidas as semifinais da 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2024.…

1 hora ago