Porsche afirma que atualizações de Software OTA não transformarão os carros em smartphones

0
192

A fórmula tradicional de lançar um carro de próxima geração e, em seguida, dar-lhe uma reforma no meio do ciclo aproximadamente quatro anos depois, permanecerá em vigor. Ao incorporar suporte para atualizações OTA (Over the Air), a Porsche será capaz de agrupar mais equipamentos nos seus carros desde o início e colocá-los atrás de um acesso paho.

‘Functions on Demand´ é como é chamado, permitindo que os proprietários do Taycan obtenham atualizações over-the-air para desbloquear recursos como o ´Active Lane Keep Assist´, obtendo uma assinatura mensal.

Robert Meier disse à Autocar que o Taycan e os modelos futuros com suporte a atualizações OTA permanecerão em primeiro lugar como carros, em vez de se transformarem em dispositivos semelhantes a smartphones: “Não planejamos realmente fazer muitas, muitas atualizações como num smartphone. Não é um smartphone : é um carro que você tem que conduzir com segurança. A meu ver, não veremos essas [atualizações] com a frequência com que se vê num telefone. “

Não haverá tantas atualizações OTA quanto se obtém num smartphone, e o facto de os carros terem se tornado computadores móveis é notícia de ontem e os construtores estão longe de implementar softwares sofisticados nos seus veículos. Isso está acontecendo mesmo após a compra, à medida que mais e mais empresas estão a anunciar suporte para atualizações remotas. Excluindo a Tesla, a Porsche está entre os primeiros a planear revisões OTA para seus carros, começando com o Taycan.

Os primeiros sedãs elétricos construídos durante o ano 2020 com o software atualizado aplicado, têm aceleração mais rápida para o Turbo S, funcionalidade de carregamento aprimorada e função Smartlift para os modelos equipados com suspensão a ar. Embora mais atualizações OTA futuras estejam na agenda, o diretor da Taycan, Robert Meier, diz que a Porsches não seguirá a estratégia usada pelos fabricantes de smartphones que frequentemente lançam novos softwares em seus dispositivos.

Seguindo o Taycan / Taycan Cross Turismo, o próximo modelo da Porsche com suporte para atualizações OTA provavelmente será o novo Macan. Está a ser desenvolvido exclusivamente como um EV e será o primeiro modelo do Grupo VW a rodar na plataforma PPE que a marca Zuffenhausen está a desenvolver com a Audi.

A marca dos Quatro Anéis está com o lançamento de um Q6 E-Tron equivalente, com ambos planeados para lançamento em 2022.

A Porsche e a Tesla não são os únicos construtores a trabalhar em atualizações, já que a Ford está a fazer o mesmo com o Mustang Mach-E e o F-150. Além disso, a VW atualizará o ID.3 e o ID.4 mais cedo ou mais tarde, enquanto a Mercedes tem vindo a lançar atualizações OTA nos Estados Unidos desde 2013.

O Jaguar I-Pace conseguiu mais quilómetros de alcance extra no final de 2019 por meio de uma atualização de software, e a Volvo também está a melhorar os seus carros rapidamente.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões