Por que as empresas estão usando cada vez mais chatbots

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O advento da tecnologia tem feito com que empresas invistam cada vez mais em processos que possam automatizar os setores da companhia. O uso de robôs já é uma realidade em linhas de produção da indústria automotiva, por exemplo. E essa é uma tendência que deve aumentar significativamente nos próximos anos, com a chegada do 5G e a tão sonhada indústria 4.0.

Em escala menor, o uso da tecnologia já tem feito a diferença para empreendedores e grandes marcas que estão automatizando sua interação com o público por meio dos chatbots. Algumas empresas, como a Crisp.Chat, tem modificado de maneira fundamental a rotina de empresas que têm adotado o robô como forma de dinamizar alguns processos internos. Nas redes sociais, empresas como Facebook e Twitter já utilizam os chatbots. Mas você sabe o que está por trás dessa escolha?

Os chatbots têm várias finalidades, mas as empresas normalmente os usam para atuarem na área que sirva de suporte ao cliente. Essa ferramenta  facilita o trabalho dos agentes que estão lidando diretamente com o público e ajuda a resolver problemas com mais rapidez. É uma forma mais fácil e prática de resolver problemas quase automáticos, evitando o desgaste da equipe. Os robôs também servem para fazer trabalhos que não demandam grande nível de interação.

Um exemplo disso acontece na revista The Economist, talvez a mais importante revista de economia do mundo e que é acessada por milhões de pessoas todos os dias, em diversos lugares do planeta. Para quem deseja receber informações diárias e atualizadas, há um bot que entrega conteúdo via DM pelo Twitter. Em outra funcionalidade, também no Twitter, um chatbot é responsável por iniciar uma conversa, com direito a mensagem de boas vindas, em caso de dúvidas sobre assinaturas ou planos da revista. Tudo 24h por dia.

Essa é uma das maiores vantagens do chatbot em relação ao comportamento humano. Os robôs podem ter conversas simultâneas com milhares de pessoas. Não importa a hora do dia ou quantas pessoas estão entrando em contato com você: cada uma delas será respondida instantaneamente. Empresas como a Taco Bell e a Domino’s, que possuem centenas de lojas e uma extensa rede de clientes, já estão usando chatbots para organizar a entrega de encomendas.

Estudos feitos nos EUA mostram que nós, humanos, estamos restritos ao número de coisas que podemos fazer ao mesmo tempo. As evidências após análise da rotina de diversas profissões mostram que nós só podemos nos concentrar em 3 ou 4 tarefas ao mesmo tempo. E, ainda assim, a chance de que erros possam ser cometidos é alta. Portanto, o nível de atuação com excelência deve ser reduzido para no máximo duas ocupações ao mesmo tempo.

Os chatbots estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios. É claro que a automação demanda um custo financeiro e também de atualização da equipe, mas hoje a avaliação de especialistas em tecnologia e também no mercado de trabalho é que esse é um caminho sem volta.

Se um cliente precisar de ajuda com uma pergunta simples como “onde você está localizado”, o bot pode ser treinado para informar a localização da loja. Se o cliente precisar de ajuda humana real, o bot também pode transferi-los para um agente de suporte humano.

Os benefícios são tão variados que empreendedores e empresários ainda avaliam a melhor forma de utilizar os chatbots. O proprietário de uma empresa, por exemplo, consegue reduzir custos da sua companhia ao utilizar a tecnologia dos chats, enquanto expande os negócios da sua empresa. Outro fator positivo é que o robô não se incomoda em fazer uma tarefa repetitiva, por muito tempo, algo que pode ser um problema quando analisamos o comportamento humano diante da rotina.

As empresas estão usando chatbots porque eles tornam mais conveniente e rápida uma série de tarefas diárias. Com a tecnologia de hoje e as habilidades das pessoas, você pode programar um chatbot para ajudar em várias situações. E é exatamente isso que as empresas estão fazendo.

Facilitar o pedido ou reorganização de certos itens do menu, assinando atualizações de notícias, jogando curiosidades ou apenas algo tão simples como notificar um cliente sobre o horário de funcionamento de uma loja. Os chatbots fazem tudo. Se tem uma empresa ou marca, um chatbot pode ser a saída para muitos dos seus problemas.

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