Policlínica Municipal da Pessoa Idosa atende cerca de 4 mil usuários por mês

0
144

Após os 60 anos de idade continuar produtivo, se manter saudável e ter acesso a atividades em grupo são desejos comuns a maioria dos que estão nessa faixa etária. Pensando nisso a Prefeitura de João Pessoa mantém ativo o atendimento médico exclusivo para esses usuários na Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, no prédio anexo ao Hospital Santa Isabel, no bairro Tambiá. A unidade beneficia cerca de 3.500 a 4.000 pessoas por mês.

A Policlínica é uma unidade de saúde complementar da rede especializada e atende os usuários encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs). No posto de saúde, o usuário deve lembrar de apresentar documentos pessoais como RG, CPF, Cartão SUS e o comprovante de residência. No Centro, lembrar de levar o receituário médico, cartão SUS e CPF. As consultas médicas são marcadas na Central de Regulação, através das USFs, exceto para algumas especialidades como fonoaudiologia, psicologia e nutrição, que atendem demandas espontâneas e o agendamento é interno.

“Nesse momento de pandemia temos seguido o fluxo dos protocolos de prevenção a Covid-19, as exigências do distanciamento social, uso obrigatório de álcool em gel e máscaras e a medição da temperatura corporal, tanto para os servidores, quanto para os usuários. Todas as consultas e atendimentos têm sido presenciais e como os idosos e a equipe da saúde já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19, estamos mais tranquilos”, afirma Maria José de Andrade, diretora geral da Policlínica Municipal da Pessoa Idosa.

São várias as especialidades disponíveis, entre elas angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, geriatra, gastroenterologia, neurologia e, reumatologia. A Policlínica conta, ainda, com multiprofissionais de várias áreas como assistência farmacêutica, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, psiquiatria e serviço social.

Palestras – Maria José lembra que a Policlínica conta, também, com a realização de mini palestras educativas. “Aproveitamos principalmente as datas comemorativas para realizar essas atividades. No mês de julho, por exemplo, temos o tema voltado para a prevenção das doenças hepáticas. Na próxima semana teremos uma série de palestras sobre esse tema, inclusive com a realização de testes de Hepatite B e C ”, enfatiza.  

Localização – A Policlínica do Idoso funciona no prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel, localizado na Praça Caldas Brandão, S/N, Jardim das Acácias – Tambiá. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e da 13h às 17h. Telefones para contato 3214-4817, da Central de Marcação de Consultas e Serviço Social. E-mail [email protected]