PMJP inicia vacinação contra a Covid-19 para os agentes de endemias

0
158

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inicia, nesta quarta-feira (3), a vacinação contra a Covid-19 para os agentes de endemias, dentro do grupo de trabalhadores de saúde considerado prioritário na campanha de imunização. Também seguem sendo vacinados os idosos acima de 80 anos de idade, que vivem acamados. Ao todo, já foram aplicadas 18.500 doses da vacina desde o início da campanha até o final da tarde desta terça-feira (2).

De acordo com o chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Virgolino, a vacinação dos agentes de endemias já estava programada, levando em consideração que eles também integram o grupo de trabalhadores da Atenção Básica. “Assim como os agentes comunitários de saúde, eles também visitam as casas e têm contato direto com a população. Então é muito importante que a categoria também seja imunizada com prioridade”, destacou.

As vacinas para os agentes de endemias serão aplicadas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nos Bancários, na quarta (3) e quinta-feira (4) nos turnos da manhã e tarde. “Dividimos em quatro grupos para não gerar aglomeração e todos já foram informados do horário que deverão comparecer ao local”, afirmou Nilton Guedes, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental.

A principal função do agente de combate às endemias é prevenir e auxiliar no combate às doenças endêmicas. Em sua rotina de trabalho, ele tem como atribuição descobrir focos dessas doenças; destruir e evitar a formação de criadouros; impedir a reprodução de focos; vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos; inspeção de caixas d’água, calhas e telhados; aplicação de larvicidas e inseticidas, além de orientar a comunidade.

Balanço – Só nesta terça-feira (2), até o final da tarde, foram vacinadas 799 pessoas, entre idosos acamados e trabalhadores da Atenção Básica e dos hospitais João Paulo II, Amip, Dom Rodrigo, Clim, Nova Esperança, Padre Zé, Samaritano e Juliano Moreira. A imunização segue à noite nas mesmas unidades hospitalares.

No caso dos idosos acamados com idade acima de 80 anos, a vacinação está sendo realizada em suas residências por meio de agendamento. Para agendar a data, um familiar do idoso deve ligar para os números 3214-7219 ou 3214-7971, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para os idosos acamados a partir de 60 anos, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um cadastro para que eles sejam vacinados posteriormente, à medida que o município receba mais doses da vacina. O cadastro deve ser realizado através do mesmo número de telefone.

Também já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 os idosos que vivem em instituições de longa permanência, assim como os trabalhadores desses locais, além dos trabalhadores de hospitais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Samu-192, Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB), Instituto de Medicina Legal (IML), Serviço de Verificação de Óbito (SVO), Vigilância Epidemiológica Municipal (Viep) e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).