Plano de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba tem 1,2 milhão de pessoas com prioridade

0
70
Plano de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba tem 1,2 milhão de pessoas com prioridade – Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Governo da Paraíba divulgou, nesta quinta-feira (14), os detalhes do Plano de Vacinação contra a Covid-19. A meta mínima, segundo o órgão, é vacinar 95% dos grupos prioritários durante todo o ano de 2021, o que corresponde a um total de 1.202.872 paraibanos. Entre os maiores grupos estão pessoas com algum tipo de comorbidade (275.969) e pessoas com deficiência permanente severa (172.696).

Sobre o cronograma de vacinação, o plano está dividido em quatro fases. A primeira possui dois grupos: Grupo 1 – trabalhadores de saúde, povos de comunidades tradicionais quilombola e população indígena vivendo em terras demarcadas; e Grupo 2 – pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas de 80 anos ou mais e pessoas de 75 a 79 anos.

A estrutura de saúde pública da Paraíba possui mil salas de vacinação, 12 centrais regionais de rede de frio e 11 veículos refrigerados para a distribuição das vacinas nas 12 regionais de saúde do estado.

Sobre o estoque de seringas e agulhas, a coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga, afirmou que a secretaria tem quantidade suficiente para começar a primeira fase do plano. Além das 286 mil já disponíveis, segundo ela, a secretaria aguarda para os próximos dias a entrega de mais 272 mil seringas e agulhas e mais 1,8 milhão que serão entregues ao longo do período da campanha, assim como as doses da vacina.

“O Ministério da Saúde sinalizou que as doses serão enviadas a partir do dia 20 de janeiro. A distribuição para as Gerências Regionais será de imediato. Ainda não temos o quantitativo de doses que receberemos para essa primeira fase. O Programa Nacional de Imunização sinalizou que a entrega das vacinas será sequencial e de forma gradativa”, afirmou Isiane.

A data para início da vacinação vai ser definida pelo Ministério da Saúde. O ministro Eduardo Pazuello se reuniu com prefeitos nesta quinta-feira e, de acordo com o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), anunciou que a imunização está prevista para começar na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro.

Com Jornal da Paraíba