Picape “anti-Fiat Toro” da Ford será derivada da Volkswagen Tarok

Picape Ford Intermediária será derivada da VW TarokDivulgação

parceria entre Ford e VW está a todo vapor. Ao anunciarem a união, em junho de 2018, as empresas disseram que as sinergias aconteceriam nos veículos comerciais.

Em janeiro de 2019, durante o Salão de Detroit, o presidente de cada fábrica comunicou que, antes dos comerciais, os primeiros frutos seriam duas picapes (uma de cada marca).

Estamos falando das próximas gerações de Ranger e Amarok, que devem chegar em 2022 e serão desenvolvidas a partir da mesma base, no caso, vinda da Ford. O primeiro passo para a unificação das linhas de picapes já está em curso.

De acordo com uma fonte, a cerca que separa as fábricas das empresas na cidade de General Pacheco, na Argentina, onde as picapes serão produzidas, já começou a ser retirada.

Com essa medida, a unidade fabril voltará a ser uma só, como no tempo da Autolatina.

Depois, seria a vez dos furgões VW Caddy/Ford Transit Connect e VW Transporter/Ford Transit Custom compartilharem as plataformas. Os primeiros seriam derivados da matriz VW MQB. Os outros teriam estrutura Ford.

Dentro do plano estratégico das fábricas, a próxima Ranger servirá de base para a nova AmarokDivulgação
A expectativa é de que a picape da VW seja lançada em janeiro de 2022, enquanto a da Ford estreia em julhoDivulgação

As empresas admitem que no futuro a parceria pode se aprofundar em outras áreas, como veículos elétricos e autônomos.

Embora em Detroit os executivos tenham deixado claro que a aliança não dará origem a uma nova companhia, há quem considere que Ford e VW estão se comportando como noivos que decidem morar juntos, para experimentar a vida a dois, antes de oficializar o casamento.

No passado, VW e Ford foram sócias no Brasil e na Argentina, com a Autolatina (1987-1996), e em Portugal, com a Autoeuropa (1991-1999).

Se acontecer, a criação da “Automundo” ainda leva tempo, porém. No curto prazo, é possível identificar oportunidades mais imediatas que não foram abordadas na apresentação dos executivos.

Veja também

No mercado brasileiro, por exemplo, a Ford é forte no segmento de entrada com o Ka (que fechou 2018 com 28,3% do mercado), enquanto a VW tem o Up! (que ficou com 5,6% de participação).

A Ford está saindo de categorias como as dos hatches e sedãs médios, ao passo que a VW tem Golf e Jetta. E há ainda a possibilidade de compartilhamento de tecnologias

Segundo uma fonte, painéis digitais parecidos com os de Polo e Virtus devem equipar Ka, Fiesta e EcoSport já nas próximas atualizações das linhas.

No caso das picapes, além da dupla Ranger e Amarok, a grande chave da parceria estaria na Tarok, picape intermediária que competirá no segmento da Fiat Toro, e que animou a Ford a retirar da gaveta seus planos para esse segmento.

VW Tarok deve chegar às lojas em 2020Divulgação

Apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, a Tarok deve chegar ao mercado em 2020 e também utilizará a matriz modular MQB A, a mesma de Golf e Tiguan. Será produzida em São José dos Pinhais (PR).

Sua versão Ford estrearia em 2023, mas ainda há um grande ponto de interrogação sobre onde seria produzida.