Pela primeira vez na história Lagoa Seca/PB recebe Selo Unicef

0
58
Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história, Lagoa Seca recebeu o certificado do Selo Unicef por garantias aos direitos de crianças e adolescentes, em evento virtual realizado ontem (8). O Selo, principal ação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, avalia municípios que fortaleceram políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram mais atenção a ações integradas de saúde, educação, proteção e assistência social das gestões municipais e estaduais para se alcançar resultados.

Perguntada sobre o que foi, em sua opinião, que fez Lagoa Seca receber o Selo Unicef, a secretária de Assistência Social, Cristiane Cavalcanti, respondeu que a conquista se deu em resposta ao compromisso que houve entre as secretarias de trabalharem o desenvolvimento da criança e do adolescente. “Nossas ações e projetos desenvolvidos até agora na cidade foram de encontro às metas propostas pela Unicef. Além disso, as secretarias municipais, a exemplo também da Educação e Saúde, nos ajudaram a desenvolver atividades que vão em direção às necessidades da criança e do adolescente”, concluiu Cristiane.

Dentre tantos implementos de projetos sociais instalados pela gestão do prefeito Fábio Ramalho, a secretária destacou o surgimento do Núcleo de Crianças e Adolescentes, o NUCA, que tem por objetivo discutir questões importantes para o desenvolvimento dos membros, propondo ações e levando suas reivindicações à gestão pública municipal.

Selo Unicef foi criado no Ceará, em 1999. Nos anos seguintes, foi expandido para o Semiárido e, em 2009, passou a integrar também a Amazônia Legal brasileira. Cada ciclo dura quatro anos, coincidindo com a gestão das prefeituras.

No processo de certificação, o Fundo lança diretrizes e propõe ações concretas, além de acompanhar o município e apoiar na qualificação das políticas públicas.