Parque da Bica vai sediar exposição temática de Ala Ursas

0
83

A partir do dia 11 de fevereiro quem visitar o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, o Parque da Bica, vai conhecer um pouco mais da cultura das Ala Ursas. O local vai sediar uma exposição temática com vestimentas e estandartes utilizados pelos grupos nos desfiles realizados durante o período carnavalesco, em anos anteriores, em João Pessoa. Os detalhes da mostra foram definidos na última terça-feira (2), durante uma reunião com a nova diretoria do representantes da Fundação Cultural do município (Funjope) e da Associação das Ala Ursas.

Exposição terá vestimentas e estandartes dos grupos de Ala Ursas

Segundo o diretor do Parque, Rodrigo Fagundes, a exposição marca o início de uma parceria entre a Bica e a Funjope para a divulgação da cultura local. “Não só nós, funcionários, vamos ficar muito mais enriquecidos com a cultura que está sendo mostrada, mas também vamos expor a cultura da nossa cidade para as crianças que não conhecem ainda as Ala Ursas”, ressalta o diretor.

A chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope, Ana Maria Gomes, explica que a proposta é fazer uso dos monumentos do município e que, este ano, devido a situação de pandemia, o carnaval será feito através de exposições. “O intuito da exposição é de resgatar a autoestima e homenagear os mestres nesse período carnavalesco, principalmente os mestres da tribos indígenas que tem, na maioria, entre 80 a 90 anos e estão bem tristes por não haver Carnaval. Eles vivem da alegria desse momento, mas também é de respeitar o silêncio pelas vítimas da Covid-19”, destaca Ana Maria.

O Mestre Jardel, presidente da Associação das Ala Ursas, ressalta que a busca por essa parceria se dá porque, durante o Carnaval, o público nas arquibancadas é composto por milhares de crianças. “A gente sabe que as crianças são apaixonadas pelas Ala Ursas e também que elas sempre visitam a Bica. Então, tenho certeza que a exposição desses elementos do carnaval vai chamar a atenção, matar a saudade e render muitas fotos”, destaca o carnavalesco.

Durante o período da exposição, os representantes dos grupos das Ala Ursas vão conversar com os visitantes do Parque e explicar a história e o movimento das Ala Ursas. A mostra acontece entre os dias 11 e 28 de fevereiro, pela manhã e à tarde, na área central do Parque.