VÍDEO: Dnocs abre comportas de Boqueirão para Acauã

ae3bee3e 4cbe 4a86 b0ed c8ef815f9395

As comportas do Açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, foram abertas para liberar água para a barragem Argemiro de Figueiredo (Acauã), por volta das 15h da tarde desta quinta-feira (22). A abertura estava prevista para acontecer neste final de semana, mas segundo o Departamento de Obras Contra a Seca (Dnocs), foi antecipada após o órgão ter acelerado os testes para iniciar o processo. A medida deve beneficiar os 14 municípios abastecidos por Acauã.

A abertura das comportas foi autorizada pela Agência Nacional das Águas (ANA), por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial da União do último dia 07, determinando uma descarga de 4,8 m³ do Epitácio Pessoa, que pode ser praticada até o dia 30 de junho. A autorização foi concedida após a Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) ter enviado um pedido à ANA, no dia 27 de fevereiro.

De acordo com a Aesa, a abertura das comportas do Açude de Boqueirão, que atualmente está com 16,61% (68.385.899) da capacidade total, não trará prejuízos para o reservatório nem para Campina Grande e as outras 18 cidades abastecidas por ele. Já a barragem de Acauã está em situação crítica, com menos 4% (9.372.497m³) da capacidade total.

Confira o momento em que as comportas foram abertas:

Redação

Veja também:

  • Não há riscos de novos apagões, garante ministro
  • Governador cumprirá agenda em Campina Grande nesta sexta-feira