Quase 30 cidades não atingiram meta de vacinação contra pólio e sarampo, na PB

Termina nesta sexta-feira (14) a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo. Na Paraíba, a vacina já foi aplicada em 97,97% do público alvo, 228.154 doses aplicadas contra poliomielite e 97,7% contra sarampo, com 227.524 doses aplicadas, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira (13). Apesar do estado já ter vacinado pelo menos 95% do público, até a quarta-feira (12), 28 cidades paraibanas ainda não alcançaram essa meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP).

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, além de levar até a casos de morte. Todas as crianças de um a quatro anos devem se vacinar independente da situação vacinal.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destaca a importância da mobilização de toda a sociedade para atingir a meta de vacinação. “Pais e responsáveis devem buscar os postos de vacinação. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra doenças já eliminadas no país”, enfatizou o ministro.

Da Redação cm G1 Paraíba

Selecionamos para você