Programação comemorativa dos 50 anos do IMEQ-PB aconteceu nesta quarta (13) em João Pessoa

imeq

As comemorações alusivas aos 50 anos do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMPEQ-PB), órgão delegado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aconteceram durante toda a manhã desta quarta-feira (13), com solenidades realizadas na sede do instituto, na Câmara Municipal de João Pessoa e no auditório do Hardman Hotel.

A programação teve início na sede do órgão com o descerramento da placa comemorativa e entrega de comenda às autoridades e representantes do instituto.

Em seguida, já na Câmara Municipal de João Pessoal, Arthur Galdino participou da sessão especial da Assembleia Legislativa, em comemoração ao jubileu, que foi uma propositura do deputado estadual Trocolli Júnior.

De acordo com o deputado, o IMEQ-PB dá uma contribuição extraordinária à sociedade e o mandato dele está à disposição das demandas do órgão. “É uma alegria presidir esta sessão e receber os convidados que estão aqui, alguns de outros lugares do Brasil, porque eu fico feliz de poder fazer esta homenagem e enquanto estiver na vida pública terei muito prazer de ser uma voz do IMEQ-PB para qualquer demanda que surgir. Meus parabéns a todos os funcionários que realizam este excelente trabalho”, disse.

Para o diretor superintendente do IMEQ-PB, Arthur Bonfim Galdino de Araújo, nos 50 anos do órgão, os servidores e a população têm muito a comemorar. “Estamos trabalhando e nos qualificando para intensificar cada vez mais as fiscalizações realizadas na Paraíba que têm como objetivo  proteger o direito do consumidor e a justa concorrência. Vamos fazer licitação para a reforma da sede, construção de um auditório e de um depósito para armazenar os produtos que serão periciados e posteriormente destruídos e realizando qualificações, como por exemplo um curso que está sendo ministrado para o combate á fraudes eletrônicas”.

Participaram da Sessão Especial em homenagem ao Jubileu de ouro do Imeq-PB o presidente do Inmetro, Carlos Azevedo, o presidente do Fórum Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro, Maycon Danylo Araújo Monteiro; o coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, Paulo Gomes; Guaracy Monteiro, superintendente do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM-SP), entre outras autoridades.

O encerramento das atividades comemorativas ao jubileu de ouro do IMEQ no auditório aconteceu por volta das 11h com uma palestra seguida por coffe breack no Hardmam Praia Hotel.

IMEQ

No dia 24 de julho de 1968, a Lei nº 3.543 criou o Instituto de Pesos e Medidas do Estado da Paraíba (IPEM-PB), cuja designação foi alterada com a entrada em vigor da Lei nº 7.276, de 27 de dezembro de 2002, passando a ser reconhecido como Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ-PB).

O Órgão em referência está vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico – SETDE e compõe a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade – RBMLQ-I, com  ações direcionadas para orientação e verificação, conforme as metas pactuadas com um Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa celebrado entre esta e o INMETRO, através da interveniência da SETDE.

As atividades de Metrologia Legal interferem de forma positiva na vida de milhares de paraibanos residentes nos 223  municípios do Estado, repercutindo no dia a dia dos setores da indústria, comércio e serviço, especialmente na vida do cidadão comum, garantindo a confiabilidade das medições, relações de consumo mais justas, assim como contribuindo para melhoria da competitividade das empresas locais.