Professores e cuidadores de educação inclusiva, tomou parte em educação contínua de libras em Lagoa Seca/PB

Uma equipe de professores e cuidadores de educação inclusiva no município participou, na manhã de quarta-feira (24), o segundo encontro de formação em Língua Brasileira de sinais (Libras) e aconteceu na câmara de Vereadores. As reuniões mensais a capacitação de profissionais da educação para a experiência prática e a comunicação com as crianças surdas.

A formação didática foi condução de graduação do sétimo período do curso (em Quilos) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Wêndalo Gomes, e o tradutor Suênia Madalena.

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Durante toda a manhã, o público recapitulou o que foi ensinado na aula anterior, bem como a história de Libras e a datilologia, que é o alfabeto o caminho ensinado por meio das mãos e dos dedos.

Logo depois, ele foi abordado, através de aulas, os parâmetros da Libras, os classificadores (imitação do real), as saudações, os nomes de alguns animais, os dias da semana, meses do ano, cores e entre outros.

“Atualmente, o município tem seis crianças surdas dentro da sala de aula, um número que tem a responsabilidade e o trabalho oferecidas aos professores a buscar formação, e estabelecer uma comunicação adequada com os nossos filhos”, disse o coordenador de educação inclusiva, Joelma Costa.

A babá Claudia-Maria, escola José André da Rocha, localizada na comunidade do Jenipapo, o acompanhamento do aluno surdo que a escola tem

“Quando ele chegou à escola, ele não sabia de nada. Eu não sei dizer, não sabia que as letras do alfabeto. Fiquei comovida com a sua história e autodidata, estudando um pouco de língua de sinais na internet para ensinar para você. Agora, eu pedi para o treinamento presencial, para adicionar ainda mais. Posso dizer que estamos aprendendo um com o outro”, disse ele.

Redação com Paraíba, em Ação

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