Norte e Nordeste terão céu limpo para ver chuva de meteoro na madrugada deste domingo (12)

Imagem: chuva meteoro / Nasa

A madrugada deste domingo (12) para segunda (13) vai contar com o espetáculo de uma chuva de meteoros Perseidas. O fenômeno atingirá seu ápice e poderá ser vista em caso de céu limpo, sendo possível acompanhar 40 a 80 meteoros iluminando os céus. Norte e Nordeste do Brasil têm previsão de céu limpo, propício à observação.

De acordo com a NASA, o fenômeno será a melhor oportunidade para acompanhar uma chuva de meteoros neste ano. Quem mora nas regiões Norte e Nordeste, terá mais chances de ver porque as condições são mais favoráveis por volta das 2h. Já quem mora no Sudeste o melhor horário é as 5h e no Sul às 6h.

Esses objetos espaciais são os resquícios do cometa 109P/Swift-Tuttle que existiu há milhares de anos. Entre julho e agosto, a Terra cruza o rastro de poeira deixado pelo objeto espacial e são contemplados com os trilhões de fragmentos desprendidos do cometa.

Redação PB Debate com Blog João Marcolino

Veja também: Pai de Malala dá dicas de educação igualitária: ‘Devemos acreditar nas nossas filhas, não deve haver machismo’