Governador abre 28º Salão do Artesanato e assina contratos do Empreender

abertura salãoImagem: Ricardo / Ascom Governo PB

O governador Ricardo Coutinho abriu oficialmente o 28º Salão do Artesanato da Paraíba, na noite desta terça-feira (12), em Campina Grande. A mostra de 300 artesãos que trabalham com peças de couro, renda, crochê, cerâmica, madeira e outros materiais, vai até o dia 30 de junho. O governador ainda assinou 40 contratos com empreendedores da 3ª região geoadministrativa, somando mais de R$ 214 mil liberados pelo Empreender.

Nesta edição, o horário de funcionamento é das 14h às 21h, com entrada gratuita e uma vasta programação cultural, desfiles de moda, além de oficinas e palestras. Para Ricardo, o evento colabora com o processo de crescimento do artesanato, contando com uma grandiosa estrutura e estandes com artigos variados que unem a criatividade e originalidade do povo paraibano. “Vale a pena vir conferir de perto a arte feita pelas mãos dos nossos artesãos. Neste Salão, é possível encontrar uma variedade de peças que englobam múltiplas raízes e representam a identidade do artesão paraibano”, observou.

O tema desta edição do Salão do Artesanato é “Diversidade Cultural”, fazendo uma alusão à criatividade dos artesãos que demonstram sua identidade cultural através do artesanato. Segundo a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, a qualidade dos produtos expostos no Salão do Artesanato vem atraindo, cada vez mais, pessoas que valorizam o artesanato paraibano.

imagem13-06-2018-15-06-09Imagem: Ricardo / Ascom Governo PB

“Neste período junino, o fluxo de turistas aumenta aqui em Campina Grande e isso também vai ajudar a movimentar as vendas durante o Salão. Mais de 3,5 mil pessoas estão envolvidas no evento, contemplando diversas cooperativas e associações. É um trabalho conjunto pela valorização do nosso artesanato”, disse.

Artesãos – Marizete Evaristo mora em Areia e está expondo seu trabalho no Salão do Artesanato. Ela comentou que já participou de várias feiras e sempre tem um bom resultado. “Aprendi a fazer essas peças de barro com minha mãe, ainda criança, e nunca mais parei. Sempre que posso participo das feiras de artesanato, porque elas representam uma boa oportunidade para vender mais produtos”, ressaltou.

A artesã Antônia Ribeiro foi uma das homenageadas na abertura do Salão do Artesanato e agradeceu: “Considero que esse reconhecimento do meu artesanato é o fruto do trabalho que venho fazendo durante muitos anos. Agradeço a todos que incentivam e valorizam o artesanato paraibano”, falou.

Atrações – De acordo com a programação, se apresentarão na praça de alimentação do Salão as bandas Erika Marques, Fabiana Santos, Janício Pereira, Chagas Fernandes, Dilsinho Medeiros, Gitana Pimentel, Forró Universitário, Trio Pegada Mansa, Polyana Rezende, Alberto Bakana, Forró Sensação, Felipe Alcântara, Maria Marruá, além do Trio Triângulo de Ouro, que se apresentará todos os dias do evento.

Empreender – Dos 40 contratos do Empreender assinados durante a abertura do 28º Salão do Artesanato, 13 foram liberados para pessoas de Alagoa Nova, 13 de Alagoa Grande e 14 de Campina Grande. “É mais uma liberação de créditos que vem incentivar os empreendedores e fazer com que eles possam ampliar e prosperar seus negócios”, comentou a secretária executiva do Empreendedorismo, Amanda Rodrigues.

As empreendedoras Gabriela Paulino, de Campina Grande, e Aparecida Mendonça, de Alagoa Grande, assinaram os contratos na solenidade, representando todos os 40 empreendedores contemplados. Elas agradeceram ao Governo do Estado por acreditar e investir na capacidade empreendedora do povo paraibano. Também participaram da solenidade, o deputado federal Veneziano Vital, deputados estaduais Adriano Galdino e Lindolfo Pires, vereadores, auxiliares do Governo e lideranças da região de Campina.

Redação PB Debate com Ascom Governo PB

Veja também: BASTIDORES: Braços direitos de Ricardo e Maranhão se encontram