Frutas, cenoura, a uva, o brócolis e queijo: a reunião dos aliados na prevenção do câncer de mama

Uma alimentação saudável e balanceada é essencial para a saúde e o bem-estar de qualquer indivíduo. Mais do que uma questão de estética, a boa alimentação contribui também para a prevenção de algumas doenças como o câncer de mama, lembrou em outubro, com campanhas que visam alertar a população para o diagnóstico precoce e tratamento.

A nutricionista Danielle Oliveira, explica que os alimentos que podem prevenir o câncer de mama. “Entre os alimentos, as frutas vermelhas, porque elas contêm medicamentos que retardam o crescimento de células malignas. As cenouras são ricas em beta caroteno, protege o DNA contra a oxidação; as uvas, que têm flavonóides, retarda o crescimento de células malignas; o brócolis tem a função de se livrar de substâncias que podem causar células cancerígenas no corpo”, disse ele.

Danielle explica que, em geral, uma dieta equilibrada, que inclui frutas, verduras, legumes e grãos, o que pode contribuir para a prevenção de câncer. Mas o que acontece, na maioria das vezes, a falta de nutrientes essenciais que ajudam na prevenção.

Vilões – no Entanto, da mesma maneira que existem alimentos que ajudam a prevenir a doença, também temos aqueles que podem aumentar o risco de câncer de mama. A nutricionista listados alguns: gorduras, carne vermelha, gordura, álcool, alimentos com conservantes artificiais, corantes e aditivos, a comida, a dieta, a farinha branca, refrigerantes, pipoca de micro-ondas, frutas e vegetais orgânicos.

Dados – de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a alimentar e a má nutrição são a segunda maior causa de doença em todo o mundo. Estas práticas, o que pode ser evitado, é responsável por até 20% dos casos de câncer, e a aproximadamente 35% das mortes por doença nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

Selecionamos para você