Paraíba tem 67 pacientes na fila por leito de UTI para tratamento da Covid-19, diz secretário

0
60
Foto: Reprodução

A Paraíba tem 67 pessoas na fila aguardando um leito de Unidade de Terapia Intesiva (UTI) para tratamento da Covid-19. As informações foram atualizadas no fim da tarde desta sexta-feira (19) pelo secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros.

De acordo com os dados, 61 paraibanos aguardam um leito de UTI na 1ª macrorregião, em cidades da Grande João Pessoa. Outras seis pessoas aguardam pela internação na 3ª Região, no Sertão do estado.

Na macrorregião de João Pessoa, 35 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os outros 26 em hospitais, no aguardo por um leito de UTI. Ainda conforme os dados repassados pela secretaria, em toda a Paraíba, 11 pessoas aguardam na fila por um leito de enfermaria, em UPAs e hospitais.

Já no Sertão, seis pessoas aguardam por leitos de UTI, sendo que duas delas estão em UPAs.

Conforme o secretário executivo de saúde, Daniel Beltrammi, o percentual da ocupação de leitos varia de acordo com as altas e mortes de pacientes.

“Toda vez que isso acontece, temos um tempo para ter acesso a esses números. Nesse intervalo é que acontece essa porcentagem, que não chega a 100%”, explicou.

Já o secretário Geraldo Medeiros explicou, na segunda-feira (15), que as pessoas que aguardam na fila estão em ventilação mecânica em UPAs ou em Unidades de Decisão Clínica.

“Não temos pacientes dentro de ambulância ou em casa esperando por leitos. É isso que caracteriza um colapso total. Nós ainda não temos aqui na Paraíba, mas podemos ter”, declarou.

Com G1/PB