Paraíba é o 3º estado do Nordeste em denúncias trabalhistas na pandemia

0
63

A Paraíba é o terceiro estado do Nordeste em número de denúncias por violações trabalhistas durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PB), o estado registrou 1.127 denúncias durante o período, sendo o 9º colocado do país. Os dados foram computados até a última segunda-feira (19).

Segundo a vice-procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Andressa Lucena Ribeiro Coutinho, entre as denúncias estão a infecção de trabalhadores no ambiente de trabalho, a falta de cumprimento do distanciamento social e a ausência de medidas preventivas contra o novo coronavírus, como a não desinfecção dos ambientes de trabalho.

“Há denúncias também sobre o não afastamento imediato do trabalho de trabalhadores infectados ou do grupo de risco. Muitas vezes, faltam programas de controle de saúde ocupacional. Além disso, a falta de adoção de medidas de contingenciamento para que não haja contaminação de Covid, como por exemplo, aferição da temperatura, o fornecimento de máscaras e demais EPIs necessários”, explicou Andressa Ribeiro Coutinho.

Denúncias

Para denunciar violações trabalhistas, inclusive relacionadas ao não cumprimento das recomendações feitas pelo MPT a empresas, gestores públicos e órgãos, o cidadão pode acessar o site, que funciona 24 horas, ou ainda instalar o aplicativo MPT Pardal, disponível para sistemas Android e IOS.

Com Portal Correio