Na manhã desta quinta-feira (18), pais e responsáveis de alunos no Acácio Figueiredo, em Campina Grande, aguardava em filas para conseguir uma vaga na Escola Municipal Prof. Eraldo Cezar de Araújo. A Rede Municipal de Educação de Campina Grande iniciou hoje (18) o período referente às matrículas para alunos novatos nas unidades educacionais da cidade.
“Aqui é o pessoal que esta hora ainda está aqui no Eraldo Cezar atrás de vaga porque não por uma lista de espera. Tinha mais gente, é porque muitos deixaram crianças em casa e voltaram”, diz uma moradora em vídeo encaminhado a nossa redação.
A mesma situação se repete em pontos como a Creche Municipal Marines Almeida da Silva, no bairro do Cruzeiro, e na Creche Municipal Alcide Cartaxo Loureiro, no bairro Três Irmãs. Conforme relatos de populares, as filas começaram a se formar por volta de 20h de ontem (17).
De acordo com o secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, considerando que cada unidade possui uma capacidade máxima de vagas e a grande maioria dos pais renovaram as matrículas dos seus filhos, a oferta para a Creche Municipal Marines Almeida da Silva fica limitada fica limitada, o que ocasiona esse tipo de situação.
O secretário informou que há um investimento para o aumento no número de vagas, com a construção e ampliação de escolas e creches da cidade. O número de matrículas teve um aumento de 8500 para 11 mil somente entre os anos de 2021 e 2023, disse Raymundo Asfora.
Segundo dados da Seduc, ao todo, atualmente estão sendo ofertadas 12.235 vagas destinadas a todo o público estudantil da Rede (veteranos que ainda não realizaram renovação ou transferência de matrícula e alunos novatos). São 4.709 vagas direcionadas ao Ensino Infantil, 4.236 vagas para os anos iniciais do Ensino Fundamental I, 2.158 para o Ensino Fundamental II e 860 direcionadas ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Para realizar a matrícula é necessário que os pais ou responsáveis apresentem os seguintes documentos:
• Cópia da certidão de nascimento/certidão de casamento;
• Carteira de vacinação ou atestado atualizado;
• Duas fotos 3×4;
• Cópia de comprovante de guarda ou tutela (se for o caso);
• Cópia do comprovante de residência;
• Cartão do SUS;
• Cartão Saúde de Verdade;
• Cartão Auxílio Brasil;
• Número do NIS do estudante;
• CPF e Identidade do estudante;
• Cópia do laudo médico para estudantes com deficiência referente à Classificação Internacional de Doença (CID).
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta sexta-feira (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer…
O apresentador José Eduardo Bocão abriu as baterias contra o presidente Lula (PT) por conta…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…