Pagamento automático de R$ 1.045 do INSS começa em poucos dias

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Pagamento automático de R$ 1.045 do INSS começa em poucos dias
Pagamento automático de R$ 1.045 do INSS começa em poucos dias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou que os pagamentos de benefícios concedidos pela Justiça serão realizados de forma automática já neste mês. A iniciativa tem o objetivo de tornar o repasse desses recursos mais rápido e simples.

Serão contemplados com o pagamento automático aqueles que receberem o Benefício de Prestação Continuada (BPC – Loas). O benefício garante pagamentos mensais no valor de R$ 1.045 a idosos ou deficientes em situação de vulnerabilidade financeira.

Os pagamentos automáticos serão realizados por meio da parceria entre o INSS e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os sistemas desses órgãos serão interligados, garantindo agilidade no pagamento para os segurados que ganham benefícios assistenciais por meio de ações judiciais.

Atualmente, o atendimento relacionado à concessão de benefícios por demandas judiciais mobiliza diversos servidores do INSS, o que torna o processo mais demorado.  Desta forma, uma ordem judicial que levava meses para ser atendida, poderá ser resolvida em questão de horas

Com a interação e automatização dos sistemas, além da redução no tempo de análise, o processo ficará ainda mais seguro, uma vez que será possível evitar possíveis erros.

De acordo com a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Peres, a informatização dos processos possibilitará ao magistrado emitir ordens de implantação ou restabelecimento de benefícios direto para o INSS para o cumprimento imediato da decisão.

Estima-se que no início do ano, cerca de 200 mil decisões judiciais estavam pendentes, aguardando o cumprimento do INSS. Em muitas delas, o prazo já havia expirado.

Reabertura das agências do INSS

Fechadas desde março devido à pandemia, as agências do INSS de todo o Brasil devem retomar o atendimento presencial a partir do dia 14 de setembro. A data de reabertura das unidades já foi adiada diversas vezes.

Os serviços da Previdência Social vem sendo realizados de forma remota, por meio dos canais digitais (site e aplicativo Meu INSS) ou pela Central de Atendimento, pelo telefone 135. Mesmo com a reabertura das agências, o atendimento remoto continuará normalmente.

Com a reabertura das agências, terão prioridade os serviços de perícia médica – suspenso desde o fechamento das unidades -, cumprimento de exigências, justificações judiciais e administrativas, avaliações sociais e reabilitação profissional.

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