OSMJP realiza neste sábado o VII Concerto Oficial da Temporada no Centro Cultural Ariano Suassuna

0
30

Com obras de dois compositores russos e um brasileiro, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza, neste sábado (14), às 18h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, o sétimo Concerto Oficial da temporada. A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através do Centro Cultural Ariano Suassuna.

Regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, a Orquestra Sinfônica Municipal vai executar “O Tempo e o Vento”, do brasileiro Alexandre Guerra (1971) – compositor residente convidado para esta temporada –, “Nas Estepes da Ásia Central”, do russo Alexander Borodin (1833-1887), “Sinfonia nº 1 ‘Clássica’ em Ré Maior Op. 25”, de Sergey Prokofiev (1891-1953), também russo.

O programa da noite será aberto com “O Tempo e o Vento”, de Alexandre Guerra, baseada na obra homônima do escritor gaúcho Érico Veríssimo, composta para o longa-metragem dirigido por Jayme Monjardim, lançado em 2013. Trechos do filme serão exibidos enquanto a Orquestra Sinfônica executa a trilha sonora ao vivo. A trilha sonora escrita por Alexandre Guerra amplia o ar épico ao apostar em músicas orquestrais

A segunda parte do concerto será dedicada a dois compositores russos. Primeiro com o poema sinfônico “Nas Estepes da Ásia Central”, uma das mais célebres composições de Alexander Borodin, escrita para as celebrações dos 25 anos do reinado do Czar Alexandre II. A obra, que estreou em 1880 na cidade de São Petesburgo, tem temática nacionalista, exaltando a Rússia.

A última peça da noite será a Sinfonia nº 1 ‘Clássica’, de Prokofiev, que começou a ser escrita em 1916 e foi concluída poucas semanas antes da Revolução de Outubro de 1917, um ano antes do compositor deixar a Rússia. Nesta obra, embora desenvolvida ao estilo clássico em quatro andamentos, Prokofiev usa exaustivamente uma sonoridade com conteúdo dissonante bem moderno.

O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.

O convidado – Alexandre Guerra é compositor, membro da WSA (World Soundtrack Academy), formou-se bacharel em composição para cinema na faculdade Berklee Collegeof Music. No Brasil, estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter – nome importante da vida musical brasileira durante o século XX. Suas composições vêm sendo executadas por importantes orquestras e intérpretes dentro e fora do Brasil. Lançou mais de dez discos e em 2018 foi comissionado para compor a peça que celebra os 30 anos da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Serviço

VII Concerto Oficial da Temporada 2019

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)

Data: Sábado (14)

Hora: 18h

Classificação: Livre

Evento gratuito