Orquestra Municipal promove live com o produtor cultural José Roberto Walker nesta quinta-feira

0
78

O publicitário, produtor cultural e escritor paulista José Roberto Walker é o convidado especial da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) na sexta live neste ano do projeto “OSMJP Amigos & Histórias”, que tem o objetivo de promover entrevistas com personalidades que têm relação estreita com a filarmônica pessoense.

O bate-papo será transmitido nesta quinta-feira (18), a partir das 19h, por meio dos perfis da OSMJP nas redes sociais digitais Facebook e Instagram. A conversa será mediada pelo maestro Laércio Diniz. A flautista Caroline Galvão e o violoncelista Jorge Daniel participarão com perguntas.

Durante o encontro, José Roberto Walker promete contar detalhes da sua ligação com a música paraibana. “Eu ouvi falar da música na Paraíba quando o maestro Eleazar de Carvalho iniciou um trabalho aí. Ele chegou a gravar um disco com a Orquestra [Sinfônica] da Paraíba, que é muito bom”, recupera o publicitário.

José Roberto Walker também recorda que coordenou, durante muitos anos, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, em São Paulo, onde sempre havia muitos músicos paraibanos.

“Teve muito destaque o Quinteto da Paraíba, a que assisti várias vezes. Em minha opinião, o Estado traz uma grande herança na área musical que merece ser preservada. Acho que a Orquestra [Sinfônica Municipal] de João Pessoa vem nessa linha e está fazendo um trabalho excepcional”, afirma Walker.

O produtor cultural relata que conhece o maestro Laércio Diniz há muitos anos e que acompanha seu trabalho com grande atenção. “Ele tem uma carreira que alcança o mundo inteiro e acho que é um privilégio para João Pessoa poder contar com ele”.

Em tempos de pandemia, o também escritor reconhece que 2020 foi um ano difícil e especialmente cruel para quem vive das artes. “Mas acho que a retomada será rápida e todos têm a obrigação de recuperar o tempo perdido”.

O maestro Laércio Diniz explica que a relação entre a OSMJP e o José Roberto Walker teve início quando ele propiciou a vinda, para João Pessoa, de equipe de filmagem da TV Cultura para gravação com o pianista e maestro paulista João Carlos Martins e de ações de projeto social da OSMJP. Ele foi diretor de projetos especiais, na emissora paulista, de 2004 a 2007 e de 2013 a 2019.

Ele e o maestro Laércio Diniz, inclusive, trabalharam juntos no programa Prelúdio, da TV Cultura, o primeiro de calouros de música erudita da televisão brasileira, no ar desde 2005. José Roberto Walker também viabilizou a ida de orquestra de jovens músicos pessoenses para tocar no Teatro Municipal de São Paulo, na companhia do João Carlos Martins.

“Ele ficou fascinado com a história de João Pessoa. É alguém de bastante relevância para a cultura nacional”, sentencia o maestro Laércio Diniz. Esta será a 12ª live da série, que teve início em três de julho de 2020.  A ideia surgiu durante a atual pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).