Operação Proteção faz ação educativa em mais de 40 estabelecimentos comerciais da Capital

0
35

A Operação Proteção, força-tarefa montada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para verificar a segurança sanitária no comércio da Capital, fiscalizou mais de 40 estabelecimentos nesta terça-feira (21). As equipes estão verificando o cumprimento dos protocolos sanitários previstos na terceira etapa do Plano de Flexibilização e orientando os lojistas nos casos em que há necessidade de adequações. Também está sendo observado o horário de funcionamento do comércio de rua, que vai das 9h às 15h.

A abordagem é feita de forma educativa, orientando os funcionários e donos dos estabelecimentos. “Primeiro orientamos, caso tenha reincidência, notificamos ou dependendo da gravidade, podemos até multar”, comentou a secretária do Procon-JP, Maristela Viana.

As lojas visitadas nesta terça-feira (21) receberam diversas orientações, entre elas, o uso obrigatório da máscara para funcionários e clientes, controle de fluxo de pessoas e o uso do álcool em gel.

“O esforço de continuarmos com a fiscalização é principalmente para evitarmos um retrocesso da flexibilização, estamos orientando os comerciantes nessa volta para que seja feito de forma correta”, ressaltou Maristela Viana.

Aproximadamente 12 fiscais em duas viaturas participam da fiscalização. As equipes da Operação Proteção são compostas por servidores das secretarias de Meio Ambiente (Semam), Saúde, Procon e Guarda Civil, na parte de fiscalização. Já no que se refere às ações de higienização e limpeza, participam a Defesa Civil, secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

A ação de limpeza e higienização dos espaços públicos, coordenado pela Defesa Civil, esteve nesta terça-feira realizando a desinfecção da Feira de Jaguaribe. “Com a liberação das feiras livres, a PMJP já está se antecipando quanto à ocupação nas feiras, realizando assim a sua higienização. Estamos iniciando hoje pela feira de Jaguaribe”, disse o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela.