Categories: DestaquePolítica

Operação Gabarito: Justiça condena ex-prefeito de Caldas Brandão/PB, duas empresas e mais três por fraudes

O ex-prefeito de Caldas Brandão, João Batista Dias, foi condenado pela Justiça nesta terça-feira (30) por fraudes que foram investigadas na Operação Gabarito. Além dele, duas empresas e mais três pessoas também foram condenadas.

A operação foi deflagrada em 2012, quando as equipes do Gaeco investigavam fraudes na realização de concursos públicos na Paraíba, após uma reportagem exibida pelo Fantástico. As equipes cumpriram mandados de busca e apreensão em vários pontos, incluindo alvos na cidade de Caldas Brandão. Durante o cumprimento dos mandados, vários documentos foram apreendidos e anotações revelaram indícios de outras fraudes.

Conforme as investigações, as documentações mostravam a existência de um esquema que fraudou licitações para contratação de empresas com recursos do Fundeb e do programa Brasil Escolarizado. Dois certames teriam sido ‘montados’, conforme o Ministério Público Federal.

Após 11 anos, a Justiça Federal condenou por improbidade administrativa o ex-prefeito da cidade, João Batista Dias; o ex-chefe de licitações da prefeitura, José Carlos Fonseca; as empresas Futura Consultoria e Serviços Eireli e Foco Consultoria LTDA – ME; e os sócios Huan Carlos Trindade e Rebeca Cristina Trindade.

No caso de João Batista e José Carlos, ambos foram condenados à “suspensão dos direitos políticos por três anos e pagamento de multa civil de 5 vezes a remuneração recebida”.

Já a Futura Consultoria, o sócio Huan Carlos, a empresa Foco Consultoria e Rebeca Cristiane foram proibidos de “contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos”.

Durante o processo os investigados negaram qualquer tipo de irregularidade. Segundo a decisão, a Foco Consultoria e Receba Cristina afirmaram que “o fato de não ter sido encontrado, na operação de busca e apreensão realizada, o procedimento licitatório no qual a empresa ré em questão foi vencedora não significa que esta fraudou a respectiva licitação; e que a empresa ré em questão participou e venceu a licitação e executou todos os serviços contratados”.

Já a Futura Consultoria e Huan CArlos, conforme a sentença, defenderam que “a rejeição da ação e alegando fundamentos idênticos aos indicados no parágrafo anterior”.

O ex-prefeito João Batista “pleiteou a improcedência do pedido inicial e requereu o benefício da justiça gratuita, alegando que: não obstante o MPF afirme que os procedimentos licitatórios (Convites nº 022/2011 e nº 014/2012) foram forjados em sua gestão, não provou a não realização do objeto dos contratos; e a mera irregularidade formal da licitação não a torna inexistente”.

A sentença é assinada pelo juiz Emiliano Zapata, da 1ª Vara da Justiça Federal, e foi publicada no Diário da Justiça Federal. Cabe recurso da decisão.

Fonte: Jornal da Paraíba

Francisco

Recent Posts

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

4 horas ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

6 horas ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

6 horas ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

7 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

8 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

8 horas ago