Opera Paraíba realiza mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital de Clínicas de Campina Grande

Oitenta e uma crianças foram beneficiadas, nesse fim de semana, no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, pelo programa Opera Paraíba. O número supera a previsão inicial de 60 cirurgias. Os procedimentos foram de adenoide e amígdala, e contemplaram crianças e adolescentes da região.

Na chegada ao hospital, as crianças foram recebidas pela equipe multidisciplinar da unidade, que promoveu um acolhimento humanizado. Para relaxar, todos participaram da desenho terapia no pré-operatório.

A mãe do paciente Jonathan Kauan, de 12 anos, da cidade de Cuité, contou que estava aliviada pela cirurgia do filho, depois de oito anos de espera. “Ele reclamava muito de dor na garganta e sempre sangrava pelo nariz. Eu já tinha ido a muitos médicos e nada de conseguir a cirurgia, mas graças a Deus chegou o dia”, comemorou Simoneide Silva.

Em 15 dias de funcionamento do novo bloco cirúrgico, o hospital já registrou a realização de 235 cirurgias pediátricas, 113 cirurgias geral e ginecológicas, e 25 cirurgias da otorrinolaringologia. Com os procedimentos do mutirão no fim de semana, o HC avança na meta de promover, no mês de outubro, 500 cirurgias.

Esse é o primeiro mês aqui no HC. Já realizamos mais de 350 procedimentos e queremos chegar ao fim do mês com 500 procedimentos, apenas no Hospital de Clínicas, fora as demais cirurgias nos hospitais da rede. A partir de novembro, já queremos atingir a média de 900 cirurgias só aqui”, revelou o coordenador do Opera Paraíba, o médico Adilson Albuquerque.