Nubank pode cancelar cartão de quem faz truques para pagar fatura; Entenda!

0
152

O uso de truques para pagamento de faturas tem sido alvo de punições por parte do Nubank. Atento a essa prática, o banco digital informou que irá cancelar o cartão do fraudador sem justificativa prévia caso identifique algum tipo de fraude cometida por um de seus clientes.

Recentemente foram descobertos casos de clientes que efetuam o pagamento da fatura utilizando o próprio limite do cartão de crédito utilizando carteiras digitais como Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay.

Fazendo isso, ele consegue adiar o valor devido naquela fatura sem o acréscimo de juros e encargos financeiros (correção monetária). O truque também permite que o usuário deposite dinheiro do Nubank na NuConta via boleto bancário, usando o próprio crédito do Nubank para o pagamento com transferência sem encargos.

Também conhecidas como e-wallets, as carteiras digitais permitem o cadastro de cartões de crédito para uso em lojas físicas e digitais, pagamentos de boletos, pagamentos via QR Code e recarga de celular. Tudo isso em um só lugar e com muita segurança.

Posição do Nubank

A respeito dessa prática fraudulenta, o Nubank informou que pode cancelar o cartão do cliente. “O uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na NuConta poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”, avisou.

O truque contraria o modelo de negócio do banco digital, uma vez que possibilita o adiamento da fatura sem que haja cobrança de juros de crédito rotativo, hoje entre 2,75% e 14% ao mês.

Segundo a Nubank, a prática caracteriza “quebra” de contrato entre o cliente e o banco, que pode cancelar os serviços a qualquer tempo sem obrigação de explicar o motivo. Para que isso ocorra, basta emitir uma notificação com cinco dias de antecedência.

A fintech destacou que não é contra o uso de carteiras digitais e que apenas está advertindo seus clientes sobre o uso impróprio dessa funcionalidade. Entre as possibilidades saudáveis de utilização de carteiras digitais, a Nubank apontou o pagamento das contas de água, luz e telefone.

Para finalizar, o banco informou que os usuários que não conseguirem quitar sua fatura podem solicitar o empréstimo NuConta, com taxa de juros em torno de 4,13% ao mês.

Leia mais: Crédito pré-aprovado Nubank oferece empréstimo na hora; Até 24x