Nubank considera o Cadastro Positivo para aprovar cartão e aumento de limite? Entenda

0
41
Nubank considera o Cadastro Positivo para aprovar cartão e aumento de limite? Entenda
Nubank considera o Cadastro Positivo para aprovar cartão e aumento de limite? Entenda

O Cadastro Positivo é um histórico sobre a vida financeira do consumidor. Ou seja, nele estão disponíveis todos os pagamentos quitados e os que estão sendo feitos atualmente. Diversos tipos de contas podem entrar no Cadastro Positivo, como água, luz, telefone, gás, internet e TV por assinatura, financiamentos, empréstimos, crediários, entre outras.

Desta forma, constam no cadastro informações como dados cadastrais do consumidor, valor total da conta, valor e quantidade de parcelas, datas de vencimento e pagamento e valor de cada pagamento.

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os benefícios do Cadastro Positivo são:

  • Acesso a menores juros;
  • Facilidade para obter crédito;
  • Facilidade para acompanhar pagamentos;
  • Facilidade para acompanhar score de crédito;
  • Mais confiança entre empresas e clientes;
  • Aumento do acesso ao crédito;
  • Diminuição da inadimplência;
  • Maior poder de compra.

Além disso, o Cadastro Positivo considera todas as informações, sejam elas boas ou ruins, o que possibilita mais clareza para as empresas na análise de crédito. Isso porque, através desses dados elas podem ter uma visão geral, percebendo que apesar de ocasionalmente ocorrerem atrasos ou falta de pagamento, o consumidor consegue honrar seus compromissos financeiros.

Anteriormente, a única forma de avaliar um consumidor era pelo Cadastro Negativo, isto é, no cadastro de negativados nas instituições de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Sendo assim, uma pessoa que está com o nome sujo, mas vem conseguindo quitar seus débitos em dia, poderá obter reconhecimento caso esteja no Cadastro Positivo.

Com o Cadastro Positivo, empresas e instituições financeiras tem mais informações para fazer a análise de crédito para conceder empréstimos e financiamentos ou aprovar um cartão. Ou seja, elas poderão avaliar o comportamento financeiro e o perfil de cada consumidor.

Desde julho deste ano, está em vigor Lei nº 166/2019, que define a inclusão automática dos cidadãos brasileiros ao Cadastro Positivo. Entretanto, aqueles que não desejarem manter o nome no cadastro poderão solicitar a exclusão a qualquer momento e sem custos.

Nubank e o Cadastro Positivo

Muitas pessoas, ao solicitar um cartão de crédito da Nubank, acabam tendo o pedido recusado. Na análise, a fintech considera principalmente os seguintes fatores:

  • Restrição no CPF;
  • Condição financeira e histórico de crédito;
  • Score de crédito.

Essas informações podem ser encontradas no Cadastro Positivo. Sendo assim, estar cadastrado conta muito na hora da análise de crédito para adquirir um cartão Nubank, ou para solicitar um aumento no limite, caso você já tenha um. Mas é claro que isso só será possível caso você seja considerado um bom pagador. Ou seja, mantendo seus pagamentos em dia, ficará muito mais fácil conseguir o roxinho.

Leia também: Saiba como aumentar o limite do cartão Nubank!

Deixe uma resposta