Novo teste da SpaceX acaba em explosão

0
116

No passado dia 9 a norte-americana SpaceX realizou o teste de alta altitude com um protótipo do futuro projeto Starship, na plataforma de testes de Boca Chica no Texas. No entanto, o que deveria de ser um teste sem qualquer problema acabou por ter um final de que muitos não estavam à espera.

O lançamento estava programado para dia 8 às 16h (horário de Portugal Continental), mas só seis horas e meia depois (22h30) é que o lançamento recebeu a luz verde. No entanto durante a contagem decrescente o lançamento foi abortado. Este acontecimento deveu-se aos sensores de bordo terem detetado uma falha nos novos motores Raptor da empresa privada.

Já no dia 9 a empresa de Elon Musk recebeu novamente a luz verde e desta vez nenhum sensor deu feedback negativo, e assim o lançamento foi avante às 10h40 da noite (Portugal Continental).

O protótipo Starship SN8 foi lançado para a atmosfera sem problemas e subiu até aos 12,5 Km acima da superfície terrestre, o objetivo estipulado pela própria SpaceX. Ao começar a descida o protótipo acabou por não realizar o segundo objetivo estipulado, que consistiria em realizar um flip de aterragem que quebraria recordes.

A aterragem foi então onde se deu o desastre. O veículo espacial embateu contra o solo acabando o teste numa bola de fogo quase 7 minutos após o lançamento. O acontecimento deveu-se à alta velocidade com que o veículo se aproximou do solo, não restando tempo suficiente para a redução de velocidade.

Fuel header tank pressure was low during landing burn, causing touchdown velocity to be high & RUD, but we got all the data we needed! Congrats SpaceX team hell yeah!!

— Elon Musk (@elonmusk) December 9, 2020

Elon Musk tendo estado presente durante o teste acabou por postar um Tweet a razão pela qual o teste teve este desfecho. Segundo o empresário norte-americano a pressão no tanque de combustível era baixa durante a ignição de aterragem acabando assim por contribuir para um défice de potência. No entanto mostrou um grande agrado com teste.

Apesar do desfecho a equipa também expressou o seu agrado com os resultados obtidos e já mostram entusiasmo em começarem com o protótipo SN9.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões