Novo plano de vacinação da Paraíba prevê imunização de mulheres grávidas ou amamentando

0
73
Novo plano de vacinação da Paraíba prevê imunização de mulheres grávidas ou amamentando – Foto: Reprodução

Mulheres grávidas, que acabaram de ter filhos ou que ainda estão amamentando poderão ser vacinados contra a Covid-19 na Paraíba, mas só depois de uma avaliação cautelosa por parte do médico que a acompanha. A informação está na nova versão do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que foi publicada nesta segunda-feira (1º) pelo governo da Paraíba.

Com a mudança, foi modificado também a estimativa populacional que deverá ser vacinada no estado. Agora, são 1.331.853 pessoas que têm que ser imunizadas.

Sobre a questão das mulheres grávidas ou que recentemente tiveram filhos, a questão é que esse público tinha sido excluído por causa da ausência de testes. Mas que novas pesquisas mudaram um pouco mais o entendimento neste sentido.

“A segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas nestes grupos. Porém, estudos em animais não demonstraram risco de malformações. Para estas mulheres, a vacinação poderá ser realizada após avaliação dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada entre a mulher e o seu médico”, explica Isiane Queiroga, coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

A nova versão do Plano Estadual de Vacinação passou pela avaliação do Grupo Técnico Estadual de Vacinação contra a Covid-19. O GT tem como função contribuir com a tomada de decisões, com base em evidências científicas, e considerando o contexto das necessidades da Paraíba.

Com G1/PB