Nove cidades da Paraíba recebem mutirão de cirurgias da Secretaria Estadual de Saúde

0
84
Nove cidades recebem mutirão de cirurgias da SES nesta sexta-feira (11) – Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

As cidades de Taperoá, Desterro, Livramento, Teixeira, Malta, Matureia, Passagem, São José de Espinharas e Santa Luzia receberão, a partir desta sexta-feira (11), até o próximo domingo (13), 45 cirurgias realizadas pelo Programa Opera Paraíba, da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O ciclo de cirurgias programado para os próximos dias está distribuído em 19 colecistectomias (cirurgia de vesícula), 10 histerectomias (remoção de útero) e 16 hernioplastias (cirurgia de hérnia).

Em pouco mais de um ano de atuação, o programa já realizou 6.468 cirurgias eletivas, com destaque para 2.904 procedimentos de catarata. Na última semana, os procedimentos cirúrgicos ocorreram nas cidades de João Pessoa, Guarabira, Picuí, Santa Luzia, Itaporanga, Cajazeiras, Mamanguape, Queimadas, Sousa e Itabaiana.

O objetivo do programa é zerar as filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios paraibanos, o que segundo a Secretaria Estadual de Saúde, vêm diminuindo significativamente.

Só em 2020 foram feitos mais de 2 mil procedimentos, sem contar com as cirurgias de catarata. A estimativa da SES é de realizar 12 mil cirurgias até o fim da execução do programa.

Com Jornal da Paraíba