Nova política de Educação em João Pessoa reflete no atendimento dos Conselhos Tutelares

0
81

Reafirmando o compromisso da atual gestão com a política de proteção da criança e do adolescente, representantes da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) se reuniram com conselheiros tutelares das sete regiões. No encontro, que ocorreu por meio de videoconferência, na tarde desta quinta-feira (25), foram discutidas políticas públicas para uma educação de qualidade e atrativa.

América Castro, secretária de Educação, ressaltou as iniciativas já colocadas em prática nos últimos dois meses, a exemplo do programa Busca Ativa Escolar, desenvolvido seguindo orientações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Com o lema ‘Ninguém fora da escola’, a atual gestão já conseguiu ampliar o número de novas matrículas em mais de 10 mil alunos.

“Nesse encontro de hoje com os conselheiros, apresentamos a situação em que encontramos a educação do município, com quase 50 escolas fechadas totalmente ou parcialmente para reforma. Muitas delas não tinham processo licitatório para a compra de merenda, fardamento e material escolar. Mas com muito trabalho estamos mudando essa realidade”, afirmou a secretária.

A iniciativa do encontro foi bastante elogiada pela equipe dos Conselhos Tutelares, que expressou que este ano a demanda de pais que procuraram o órgão em busca de vagas diminuiu bastante.

“Todos os anos, os Conselhos tinham uma demanda muito grande de procura por parte dos pais que não conseguiram vagas para os filhos nas unidades de ensino. Este ano a demanda diminuiu consideravelmente, por conta da organização da Prefeitura de João Pessoa no ato das matrículas e a garantia de vagas para todos. Parabéns a gestão”, ressaltou Pollyanna Dayse França, coordenadora do Conselho Tutelar da Região Sudeste.

Outros representantes da Sedec que participaram da reunião foram: a diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação, a professora doutora Clévia Carvalho; a coordenadora do Departamento de Programas Especiais, Alcilene Andrade; e o chefe da Divisão de Apoio ao Estudante, Expedito Carvalho.