Multivacinação atualiza carteirinhas de crianças e adolescentes até 15 anos em Campina Grande/PB

0
83
Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Campina Grande dá início nesta segunda-feira (4), à Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes. O objetivo é colocar em dia as carteiras de vacinação dos menores de 15 anos de idade com as vacinas de rotina das suas faixas etárias.

A campanha será lançada nesta segunda-feira, no Parque da Criança, pela manhã das 9h às 12h, mas segue em todos os Centros de Saúde, Policlínicas e Unidades Básicas de Saúde até o dia 29 de outubro. Entre as vacinas oferecidas estão as que protegem contra o tétano, coqueluche, meningite, rotavírus e hepatites, entre outras.

“É uma intensificação da vacinação de rotina, que já acontece de forma contínua. Desde o início da pandemia identificamos uma queda na procura pelas outras vacinas para o público infanto-juvenil, sendo necessário que as cadernetas sejam atualizadas”, destacou a gerente de Atenção Básica, Samira Luna.

A gerente de Atenção Básica do Município explicou que não há problema em receber essas outras vacinas concomitantemente. “As pessoas que tomaram as vacinas contra a covid-19 podem tomar as doses que protegem contra as demais doenças sem nenhuma restrição. O Ministério da Saúde lançou uma nota técnica que esclarece não ser necessário intervalo de tempo entre as vacinas em questão”, explicou.

A Campanha de Multivacinação busca cumprir o Calendário Nacional de Imunização. Os pais e responsáveis devem apresentar o cartão do SUS e a Carteira de Vacinação para que as crianças e os adolescentes possam ser imunizados.

De ClickPB