Mulher de 116 anos é imunizada contra Covid-19 e Prefeitura destaca importância da vacinação

0
157

Mais proteção contra o vírus. Com 116 anos de idade, Neci Ferreira Lima tomou, nesta terça-feira (23), a segunda dose da vacina contra a Covid-19, no posto montado no Espaço Cultural, em Tambauzinho. A Prefeitura de João Pessoa tem garantido a antecipação da vacinação e destaca a importância da imunização, além da manutenção dos cuidados após a segunda dose.

O neto de dona Neci, Josivaldo Ferreira, que a acompanhou durante a aplicação da dose da vacina, fez questão de compartilhar a alegria do momento, já que sua avó estava bastante emocionada para falar. “Estamos mais tranquilos em vê-la completando a segunda dose da vacina contra essa doença que tem matado muitas pessoas. Agora, vacinada totalmente, vamos continuar cuidando dela para que viva mais e cada vez melhor, pois ela é muito importante para todos nós”, disse.

O coordenador de residência médica da Secretaria Municipal de Saúde e integrante do Comitê Covid, Felipe Proenço, destacou a importância de manter os cuidados mesmo depois da segunda dose da vacina. “É muito importante manter o uso de máscara e álcool em gel, pois ainda temos outras idades para receber a vacina e, com isso, evitar a contaminação do vírus. Deve-se evitar aglomeração, pois a vacina tem essa perspectiva de uma proteção coletiva”, disse.

Vacinas – A rede municipal de saúde de João Pessoa está disponibilizando duas vacinas contra o novo coronavírus, produzida pelas farmacêuticas Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, e a da AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.

Cada uma dessas vacinas foi desenvolvida utilizando uma técnica diferente.  A vacina do Instituto Butantan (Sinovac) utiliza a técnica do vírus inativado, semelhante a já conhecida vacina contra H1N1. Já a vacina da Oxford (AstraZeneca) é baseada em adenovírus modificado em laboratório.