Moradores do Residencial Vista do Verde participam de ação do Outubro Rosa

0
133

Com encaminhamento para exame de mamografia, teste de glicemia, aferição de pressão e serviços de embelezamento, a Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), realizou na manhã deste sábado (23) ação em alusão ao Outubro Rosa, no Residencial Vista do Verde, no Bairro das Indústrias.

Segundo a coordenadora de Trabalho Social da Semhab, Karla Souza, o processo de conscientização levantado pelo Outubro Rosa é muito importante para a mulheres.  “Apesar de elas hoje estarem com a garantia da unidade habitacional, serem privilegiadas, percebemos que muito ainda precisa ser feito, e é pensando nessa situação específica que trabalhamos o fortalecimento dos vínculos da comunidade, através de ações intersetoriais da Prefeitura. A receptividade delas é muito boa, as famílias sempre agradecem o trabalho social, essa oportunidade. Muitas delas aqui nunca sequer fizeram um exame da mama e hoje elas têm a oportunidade de sair com o encaminhamento para fazer esse exame”, destacou a coordenadora.

Além de exames de glicemia, aferição de pressão, encaminhamento para mamografia, informação sobre autocuidados, as moradoras também tiveram corte e escovação de cabelo e esmaltação das unhas ao som de música ao vivo.

A moradora do Residencial, Luciana Nascimento Silva, aos 50 anos ainda não tinha tido a oportunidade de fazer mamografia. “Estou achando ótimo, muito bom, porque eu trabalho, não tenho tempo de fazer minha mamografia, de testar minha glicemia e agora surgiu a oportunidade de fazer sem sair de casa. Eu estou achando maravilhoso e o atendimento muito bom. As meninas são maravilhosas, conversaram comigo, eu explique a minha situação e elas já me deram o encaminhamento para fazer a mamografia. Fiz também aferição da pressão, de glicemia, tudinho. Essa campanha é muito boa, vou fazer a primeira mamografia agora, que eu tô sentindo um incômodo, daí vim procurar a médica” relatou a moradora.

“É importante frisar que esse trabalho social é desenvolvido durante 12 meses. A gente entrega o empreendimento e em seguida realiza esse trabalho social trazendo uma série de temáticas para o fortalecimento dos vínculos com a comunidade, além de cursos profissionalizantes para inserção no mercado de trabalho e profissionais de Educação Física que atuam diariamente no Residencial trazendo lazer e saúde, principalmente”, contou Karla Souza.

A coordenadora de Trabalho Social da Semhab ainda lembrou que a Campanha do Outubro Rosa, na segunda-feira, estará atendendo as moradoras do Residencial Vista Alegre e Colinas de Gramame.