Conheça algumas curiosidades sobre a Black Friday

Uma data marcada por saldões por todo o mundo, a Black Friday é responsável pela movimentação de bilhões de dólares todo ano. E a previsão anualmente é sempre de crescimento.

Sendo realizada sempre um dia depois do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ela pouco a pouco ganha ainda mais espaço no mercado, com o advento das novas tecnologias e a globalização.

Mas, você já se perguntou de onde vem esse famoso evento? Qual o intuito? Porque tem esse nome?

Isso e muito mais, veremos nesse post!

Black Friday: saiba mais sobre o dia mais capitalista do ano

Fixada no mês de novembro de todo ano, a Black Friday é o melhor momento para comprar uma nova televisão, celular ou sofá, por exemplo. Que tal saber mais detalhes sobre essa data tão conhecida? Aqui vão 6 dicas sobre a Sexta Feira mais esperada do ano:

  1. Nascido em setembro de 1869, o termo “Black Friday” surgiu quando os americanos tentaram tomar o mercado de Ouro na Bolsa de Valores de Nova Iorque, onde o governo fora obrigado a corrigir a distorção, elevando a oferta do metal precioso, até os preços caírem estupidamente, fazendo os investidores em questão perderem fortunas;

  1. O nascimento da Black Friday como conhecemos se deu apenas em 1990, já que a promoção não ultrapassava as fronteiras da Filadélfia até 1980. Entretanto, com sua expansão e com a globalização dos anos 90 e 2000, se tornou uma sensação mundial;

  1. Essa famosa sexta feira chega ao Brasil apenas em 2010, mais especificamente em 28 de novembro, sendo a edição de maior rendimento apenas a de 2011, com faturamento de 100 milhões de reais apenas para o comércio online, sendo este, um incremento de 80% em relação ao ano anterior;

  1. Black Friday vs Big Friday é uma situação de confusão bem comum nos EUA, onde o termo Big Friday costumava ser usado na Filadélfia em 1960 como a nomenclatura da data, pois os policiais, frente ao trânsito causado pelos consumidores e às confusões que aconteciam, passaram a chamar o evento dessa forma. Felizmente, o termo não pegou e caiu no esquecimento;

  1. No Brasil, os estados onde as pessoas são mais gastadeiras na sexta mais esperada do ano costumam se situar no Sudeste, sendo eles responsáveis por 71% do dinheiro movimentado nessa época no país, seguido pelo Sul e posteriormente pelo Nordeste;

  1. A sexta feira predileta dos consumidores corre sérios riscos de extinção, já que a Walmart, grande influenciadora de mercado, quebrara a tradição algumas vezes, abrindo sua loja aos clientes na noite do feriado de Ação de Graças, ou seja, antes de todas as outras. Isso faz com que os outros varejistas fiquem de olho no possível mercado disponível para a Quinta Feira. É daí que vem nascendo, pouco a pouco, o termo de Quinta Feira Cinza.

Aprendeu os detalhes da Black Friday?

Agora com esses conhecimentos sobre a semana que inaugura a temporada de compras natalícias, você já sabe de onde a sexta feira mais famosa do ano tem seu nome, assim como outras pequenas curiosidades pouco conhecidas pelas pessoas.

Lembrando sempre que, nesse evento de consumo, é bem necessário atentar-se às possíveis práticas fraudulentas, a exemplo de maquiagem de preços e falsos descontos.

De acordo com um estudo da Opinion Box, fora constatado que, em 2014, alguns lojistas elevaram seus preços pouco antes da grande sexta, para só depois, baixá-los de obter o falso marketing de promoção imperdível e sensação de bom negócio para com seus clientes.

Uma boa dica para isso, é utilizar a internet em nosso favor, a partir de plataformas de comparadores de preços, os quais oferecem históricos de preços de determinados sites online num espectro de até um ano.

Logo, na Black Friday desse ano, você já tem as ferramentas necessárias para fazer aquele comentário esperto, ciente do histórico do evento, além de dificilmente cair em mentiras e fraudes no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *