Microsoft tentou comprar Nintendo, que respondeu com boas risadas

0
76

Entre os esforços da Microsoft para consolidar sua entrada no mercado de consoles no início dos anos 2000, a empresa optou por tentar comprar outras desenvolvedoras. Na época, a empresa de Redmond se aproximou da Nintendo e considerou adquirir a companhia japonesa antes do lançamento do primeiro Xbox.

De acordo com Kevin Bacchus, um dos diretores do projeto Xbox, a Microsoft foi alvo de piadas da Nintendo na época. “Eles apenas riram pra caramba da gente. Imagine alguém rindo de você por uma hora. Isso foi mais ou menos como foi nossa reunião.”

Software da Nintendo seria utilizado pela Microsoft no Xbox original. Imagem: wellesenterprises/iStock

Apesar de incomum, a oferta da Microsoft por uma empresa de renome no mundo dos games até fazia certo sentido naquela altura. Vale lembrar que no começo dos anos 2000, a Nintendo estava ficando para trás da Sony do ponto de vista de hardware.

A ideia da Microsoft era justamente cuidar da parte de hardware para os próximos produtos da Nintendo. Em contrapartida, a companhia japonesa ficaria responsável pelo software utilizado na plataforma Xbox.

A Nintendo chegou a procurar a Microsoft em janeiro de 2000 para discutirem uma parceria durante o desenvolvimento da primeira geração do Xbox. Segundo Bob McBreen, chefe de desenvolvimento de negócios do projeto, a companhia japonesa estava estagnada após o lançamento do PlayStation, por isso a oferta era um boa saída para ambas as partes na época.

Essa não foi a primeira grande desenvolvedora de jogos que acabou recusando uma proposta da Microsoft. Apesar de se tratar de uma das maiores tentativas de negócios da companhia no ramo dos jogos, a EA também foi outra gigante do segmento que disse não à uma proposta.

A Square Enix, conhecida por suas franquias de RPGs que incluem nomes como “Final Fantasy”, “Dragon Quest” e “Kingdom Hearts”, e a Midway, desenvolvedora de “Mortal Kombat”, também receberam propostas da empresa de Redmond na época.

Via: Engadget