Microsoft não mentiu, e o Surface Laptop 4 é duas vezes mais rápido

0
103

A Microsoft revelou o Surface Laptop 4 na terça-feira com algumas afirmações de desempenho arrojadas: O Surface Laptop 4 deve ultrapassar o desempenho do Surface Laptop 3 por 70% ou mais, ou mesmo oferecer o dobro do desempenho em determinados cenários. A equipa da PCWorld recebeu uma variante de 15 polegadas do Surface Laptop 4, com o Ryzen 7 4980U Surface Edition de oito núcleos dentro dele.

A operação do sistema reporta-o com um chip de 2GHz, com velocidades de aumento que (por serviço CPU-Z) parecem não subir mais do que 4GHz. Esta história oferece uma espreitadela apenas no desempenho do Surface Laptop 4 num número limitado de referências, à frente da review completa. Podemos notar algumas pequenas diferenças dos números que eventualmente publicamos na review, como normalmente é feito com vários casos de cada referência para garantir a precisão. Ainda não foram feitos testes de vida útil da bateria.

Também se está a limitar artificialmente o âmbito desta pré-visualização de desempenho para demonstrar como o Surface Laptop 4 se compara ao várias iterações apenas do Surface Laptop 3 e de outros dispositivos Microsoft. A próxima análise do Surface Laptop 4 incluirá cadernos rivais de terceiros para mostrar como se apresenta contra um campo mais amplo.

O PCMark 10 da UL mede tudo, desde o bom desempenho do seu portátil num chat de vídeo, até ao processamento de palavras e ao trabalho de folha de cálculo, edição de fotos e renderização, e até mesmo jogos leves. Nestas tarefas do dia-a-dia, há pouca diferença geracional: O portátil aterra entre 4% e 6% à frente do Surface Laptop 3 mais rápido. No trabalho do dia-a-dia medido pelo PCMark, parece que não há muita diferença entre o Surface Laptop 4 e o Surface Laptop 3.

Como o desempenho do CPU é tão crítico para o desempenho diário do portátil, testámo-lo de duas maneiras. O Cinebench de Maxon fornece uma simples, métrica comparativa para avaliar portáteis, desktops e processadores individuais. Aqui, o Surface Laptop 4 oferece pouco mais do dobro (104 por cento) do desempenho do CPU do Surface Laptop 3 mais rápido.

Lembras-te de como a Microsoft alegou que o Surface Laptop 4 pode ser duas vezes mais rápido que o Surface Laptop 3? A combinação de mais, núcleos mais rápidos fazem disto uma realidade . O HandBrake, um utilitário de código aberto, constitui o nosso outro teste de CPU, expondo o portátil numa carga prolongada , processando um filme de Hollywood completo, em plena resolução num formato adequado para ser armazenado num tablet Android.

Este processo pode demorar mais de uma hora com hardware mais antigo. Até que ponto o Surface Laptop 4 pode funcionar durante um período prolongado? Quão bem os engenheiros da Microsoft conceberam as soluções de arrefecimento do Surface Laptop 4, para que não se abrande para preservar a estabilidade? O HandBrake diz-nos: muito bem!

Utilizando o HandBrake, o Surface Laptop 4 completa a tarefa em apenas metade do tempo (49 por cento) exigido do Surface Laptop 3. No teste handbrake do mundo real, o Surface Laptop 4 volta a oferecer essencialmente o dobro do desempenho do seu antecessor. Nos nossos testes de desempenho, usamos o outro benchmark da UL, 3DMark, para avaliar o desempenho gráfico. O processador Surface Edition oferece gráficos integrados em vez de uma GPU discreta.

O Surface Laptop 4 demonstra um aumento mais modesto de 33% no desempenho dos gráficos contra o Surface Laptop 3 igualmente equipado. (O benchmark ´despenhou-se´ ao executá-lo no Surface Laptop 1 e Surface Laptop 2, razão pela qual os resultados não são mostrados para estes modelos.) A pontuação 3DMark foi um pouco surpreendente. O GPU integrado da Intel continua a impressionar, levando-nos a acreditar que o Núcleo de 11ª geração versão do Surface Laptop 4 será a mais rápida em gráficos.

Estes parâmetros preliminares deixam cair algumas dicas fortemente positivas sobre a mais recente alimentação do processador Microsoft Ryzen 7 4980U Surface Edition, o Surface Laptop 4. Muitas questões permanecem sem resposta, especialmente a importante vida útil da bateria. Também não foi olhado de perto quer o Surface Laptop 4, que acelera o seu CPU ou a sua GPU sob várias cargas. Entretanto, há este indicador forte: duas vezes mais rápido que o Surface Laptop 3. Duas vezes mais rápido. Na maioria dos parâmetros de referência, o Surface Laptop 4 da Microsoft está a cumprir a sua promessa.

Esperávamos que os chips Ryzen Zen 2 da AMD dentro do Surface Laptop 4 dominassem o Surface Laptop 3. Mas por isto? Está à altura do alarido? Embora a diferença entre as duas gerações de Surface Laptops se estreite durante atividades diárias, os primeiros testes mostram o Surface Laptop 4 a ganhar quaisquer tarefas intensivas de CPU por uma milha. (Se estivessemos a olhar para a oferta da Microsoft de um par gratuito de Auriculares Surface para cada Surface Laptop 4 pré-encomendado em ou antes de 15 de abril, isto pode fornecer algum incentivo!).

A Microsoft já tem os novos computadores em pré-venda em Portugal nas duas versões: 13.5 polegadas e 15 polegadas. No interior terá uma escolha de dois microprocessadores: ou o chip core da 11ª geração (Tiger Lake) da Intel, ou o Surface Edition , código de processador assinado pela Microsoft e AMD, e baseado em CPUs móveis Ryzen 4000 da AMD (arquitetura Zen 2). Enquanto os CPUs da Intel estão fora da prateleira, os processadores da Edição do Surface são peças de bloqueio que não se podem encontrar em nenhum outro lado.

Fonte: PCWorld

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões