Microsoft lança Patch para resolver falha de segurança nos Windows sem suporte

0
88
Microsoft lança Patch para resolver falha de segurança nos Windows sem suporte
Microsoft lança Patch para resolver falha de segurança nos Windows sem suporte

<style=”text-align: justify;”>Depois de levar um grande susto, o receio de um surto em escala global de vírus chegou a um ponto onde providências urgentes foram cobradas. Assim, a Microsoft começou a publicar atualizações de segurança para versões muito antigas do seu software Windows.

Isso depois que a empresa, deliberadamente, decidiu interromper o seu serviço de suporte, prejudicando milhões de usuários, principalmente do gigante Windows 7. Mas enfim, isso foi estratégia dela, se deu ou não certo quem dirá é o futuro.

Assim, a empresa lançou alguns patch para tentar amenizar a situação, sendo que um deles é para o Windows XP, que estreou em 2001 e a Microsoft parou de fornecer o suporte em em 2014.

Apesar de tudo, a Microsoft disse que o patch fechou a brecha de segurança que poderia ser usado para espalhar um vírus. Hackers mal-intencionados que exploram o vírus podem desencadear um surto mundial como o worm 2017 Wannacry, que atingiu milhares de máquinas.

A vulnerabilidade

“É altamente provável” que a vulnerabilidade seja explorada se não for corrigida, escreveu Simon Pope, diretor de resposta a incidentes da Microsoft, em um blog sobre o bug. Ele disse que o erro pode ser explorado simplesmente conectando-se a uma máquina vulnerável pela internet.

“Qualquer malware futuro que explora essa vulnerabilidade pode se propagar de um computador vulnerável para um computador vulnerável de forma semelhante ao malware WannaCry espalhado pelo mundo em 2017”.

Sendo assim, o perigo descoberto precisou ser resolvido. E para isso, a Microsoft teve que lidar com o problema, para o ele forneceu a liberação de um patch que fecha a lacuna para os seguintes servidores:

  • Windows XP
  • Windows 2003
  • Windows 7
  • Windows Server 2008

Dados da indústria de mercado sugerem que cerca de 3,75% das máquinas desktop atualmente usam XP ou suas variantes. O site de notícias de tecnologia Wired disse que a ampla gama de versões vulneráveis do Windows significa que “milhões” de máquinas estão em risco.

Embora a Microsoft tenha finalizado o suporte ao Windows XP há mais de cinco anos, o último patch de software lançado para o sistema operacional foi lançado pouco antes do surto de Wannacry.

“Recomendamos fortemente que todos os sistemas afetados … sejam atualizados o quanto antes”, disse Pope.

A Microsoft afirmou que não há evidências de que os criminosos cibernéticos estejam atualmente explorando esta situação, pelo menos por enquanto. Ela também afirmou que pessoas e organizações usando o Windows 8 ou 10 não chegaram a entrar em risco.

Enfim, você já atualizou o seu Windows? Temos que lembrar que essas brechas podem ser descobertas antes ou depois de uma crise, desta vez foi antes, o que evitou uma catástrofe. Mas não podemos negar que ainda existem muitos riscos de isso acontecer em outra ocasião.

Fonte

Veja também…

Deixe uma resposta