Microsoft em parceria com AMD na computação confidencial

0
122

A Microsoft anunciou já esta semana que se tornaria o primeiro grande fabricante de cloud a oferecer máquinas virtuais confidenciais aos recém-anunciados processadores da série AMD Epyc 7003.

A chave para esse trabalho é a funcionalidade de segurança chamada Secure Encrypted Virtualização (SEV-SNP), que permite a proteção de VMs criando uma execução fidedigna do ambiente e que será “substancialmente melhorado” no processador AMD Epyc de terceira geração, diz o blog-post da Microsoft.

Já a 15 de março, a Microsoft anunciou também que iria alargar as suas variadas opções confidenciais de computação em parceria com a AMD – no mesmo dia em que a AMD tirou a confidencialidade do seu mais recente chip Epyc. A Microsoft tem vindo a fornecer capacidades de computação confidenciais para o Azure há vários anos.

O principal benefício: poder encriptar dados enquanto está em uso, o que é especialmente importante para os clientes em diversas áreas de atuação, tais como nas finanças, governo, cuidados de saúde e ´comunicações verticais´. Até à data, a maioria, se não todo o trabalho de computação confidencial da Microsoft, tem se centrado em torno das capacidades de Hardware da Intel. Mas isso está prestes a mudar agora.

Noutras notícias da AMD Epyc , a Microsoft também anunciou agora diversos planos de disponibilidade para a AMD Epyc 7003-powered Azure em máquinas virtuais, que serão otimizadas para cargas de trabalho de alta computação de desempenho (HPC).

Com os VMs de computação confidencial apoiados pela 3ª Gen AMD EPYC, a computação confidencial Azure agora permite então que os clientes encriptem VMs inteiros confidencialmente, permitindo a confidencialidade sem recompilar código, e beneficiar de uma série de melhorias específicas do Azure.

Hoje podemos entregar cargas de trabalho confidenciais em Azure com a mais ampla escolha de hardware, bem como de recursos abrangendo máquinas virtuais, contentores, SQL, e ainda mais.

Fonte: ZDNet

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões