Mega ação de zeladoria e manutenção destaca o cuidado da Prefeitura de João Pessoa com a cidade

0
121

Coleta de resíduos, capinação, varrição, serviços de zeladoria e manutenção de praças, além do plantio de mudas e atividades de educação ambiental. Esse foi o resultado dos dois primeiros dias da mega ação que a Prefeitura de João Pessoa iniciou pelos bairros do Cristo, Rangel, Varjão, Portal do Sol, Penha, Seixas e Costa do Sol, para devolver a cidade o aspecto de cuidado. Esses bairros foram visitados pelas equipes da Prefeitura nesta quinta (29) e sexta-feira (30).

A Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), por exemplo, conta com aproximadamente 140 agentes de limpeza, que retiraram 104 toneladas de entulhos, 1,1 tonelada de resíduos de podas de árvores, além de 35 toneladas de resíduos domiciliares. As ações da empresa incluem coleta de resíduos, capinação, roço, varrição, retirada de areia de meio fio das vias pavimentadas, pintura de meio fio, retirada de pontos de lixo em terrenos baldios e de resíduos de poda de árvores.

Foram realizadas também a capinação e o roço de 5 km de vias, na área ao redor do Estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão) e do Centro de Referência da Cidadania do Cristo. A limpeza de praças e prédios públicos também está na programação da ação, que segue até o próximo dia 10. “É muito importante fazermos essa integração com outras secretarias para garantir a limpeza e a melhoria da qualidade de vida da população de João Pessoa, numa gestão compartilhada”, afirma o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizou ações de tapa-buraco em quatro ruas, além da recuperação e limpeza de 30 galerias pluviais, execução de terraplanagem em duas ruas e substituição de lâmpadas com problemas em 40 pontos. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) emitiu laudos para podas de árvores de grande porte, serviços de capinagem e roço em três praças: Praça Luiz Gonzaga Burity, Praça Emerson Lucena e Praça Potengi Lucena, todas no bairro do Cristo. A equipe foi composta por 40 homens e um veículo munck para a realização do serviço nas árvores de grande porte.

A ação também contou com atividades de educação ambiental, com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) informando às pessoas sobre a necessidade de preservar as áreas verdes, os cuidados antes de plantar as árvores, observando espaço disponível para a muda, prevendo o crescimento e verificando se há rede elétrica e de saneamento no local. Já os profissionais do Viveiro Florestal promoveram o plantio de mudas de árvores nativas.

Já a Defesa Civil faz o mapeando e monitorando de galerias pluviais, priorizando o trabalho de prevenção de alagamentos, além do desassoreamento do trecho do Rio Jaguaribe.

Ação conjunta – A ação segue um calendário que contemplará todos os bairros da Capital e envolve as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur).