Em novembro passado, a OpenAI lançou a primeira versão gratuita do ChatGPT. Em 72 horas, médicos já estavam usando o chatbot alimentado por inteligência artificial (IA). Esperava-se que a tecnologia fosse usada para tarefas mundanas que consomem tempo, como fazer petições para seguradoras de saúde ou resumir prontuários médicos, e temia-se o uso como um atalho para diagnósticos e outras informações médicas que poderiam ser inventadas ou incorretas.
Mas, surpreendentemente, foi outro o uso dado pelos médicos ao ChatGPT: eles pediam ajuda para se comunicar com pacientes e familiares de maneira mais compassiva. Em uma pesquisa, 85% dos pacientes relataram que a empatia de um médico era mais importante do que o tempo de espera ou o custo. Em outra pesquisa, quase três quartos dos entrevistados disseram que já foram a médicos que não eram empáticos.
Entram em cena os chatbots, que os médicos estão usando para encontrar palavras para dar más notícias e expressar preocupações sobre o sofrimento de um paciente, ou simplesmente explicar mais claramente as recomendações médicas. “Como paciente, eu me sentiria um pouco estranho a respeito disso”, disse Peter Lee, vice-presidente corporativo de pesquisa da Microsoft, que investiu na OpenAI.
Mas o Dr. Michael Pignone, presidente do departamento de medicina interna da Universidade do Texas nos EUA, não tem receios sobre a ajuda que ele e outros médicos de sua equipe receberam do ChatGPT para se comunicar regularmente com os pacientes.
Fonte: Estadão
Foto: Efrem Lukatsky/AP Photo O homem suspeito de tentar assassinar Donald Trump neste domingo (15)…
A Polícia Militar apreendeu, na tarde desse domingo (15), ao menos 52 tabletes de maconha…
Um homem morreu carbonizado num incêndio que atingiu um apartamento na cobertura de um prédio…
Investidor estratégico da MidOcean, Aramco, irá oferecer financiamento para investimento
A Enercap Holdings, fabricante de supercapacitores como meio de armazenamento de energia com sede em…
Grande volume de conteúdo disponível nas redes sociais faz da mídia patrocinada uma das principais…