Marmuthe solicita ampliação de leitos, aumento de equipes e revitalização do Hospital do Valentina

0
81

Nesta semana o vereador Marmuthe Cavalcanti está solicitando à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do Requerimento 1.246/2021, a ampliação da capacidade de leitos, aumento das equipes multiprofissionais de atendimento, e a revitalização das instalações do Hospital Infantil Municipal do Valentina (HMV), localizado na Zona Sul da cidade. O objetivo é proporcionar maior qualidade no atendimento à população e salvar vidas, sobretudo neste período pandêmico em que vivemos.

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) vem realizando constantes fiscalizações no Hospital, e relatou que a ausência de médicos plantonistas é observada corriqueiramente. Foi analisado, pela escala médica apresentada, que em alguns dias da semana apenas um ou dois médicos estão no plantão no HMV, que atende cerca de 200 crianças por dia na emergência e em torno de 60 no ambulatório. Além disso, o Hospital do Valentina possui três salas cirúrgicas, mas apenas duas estão sendo utilizadas – e abaixo de sua capacidade instalada.

“O nosso mandato tem recebido constantes reclamações de pessoas que procuram atendimento no Hospital Infantil do Valentina. Trata-se de uma unidade de referência no atendimento às crianças e a principal no combate a Covid-19 direcionada a esse púbico. Sabemos que houve um crescimento de casos da doença em crianças nos últimos meses, bem como o aumento de internações e ocupações nos leitos deste mesmo Hospital, chegando quase ao colapso da sua capacidade. Portanto, o Poder Público não pode permitir que a situação se agrave ainda mais”, afirmou Marmuthe.

Vale salientar que a saúde e a dignidade das crianças são tuteladas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo primordial o Estado, em seu papel de garantidor, promover o cuidado e ofertar os devidos meios de tratamento para esta doença que já dizimou milhares de vidas. Assim, verifica-se que o HMV necessita de uma revitalização e aumento de seus leitos de forma urgente, pois atende todo o público infantil da Zona Sul e demais bairros, além de necessitar de um maior número de multiprofissionais de Saúde, visto que a demanda apresentada supera a quantidade de servidores à disposição.

“Vivemos a fase mais aguda da pandemia. Por isso, é essencial um planejamento a curto e médio prazo, além de ações imediatas, para que todo o público infantil seja atendido com qualidade. A Prefeitura de João Pessoa, que é responsável por este Hospital, deve proporcionar todo o suporte e auxílio no combate à Covid-19, além de evitar que muitas crianças fiquem desassistidas, devido ao aumento do contágio e a incapacidade desta unidade de saúde em atender à crescente demanda”, concluiu Marmuthe.

Deixe uma resposta