Marmuthe participa de ato público em defesa da Enfermagem

0
67

Nesta quarta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem, o vereador Marmuthe Cavalcanti participou do ato público e solidário “Abrace as causas da Enfermagem”. O evento foi realizado no Parque da Lagoa, Centro de João Pessoa, e reuniu dezenas de profissionais da Enfermagem. Na ocasião, eles reivindicaram a jornada de trabalho de 30 horas semanais, valorização da categoria, e aprovação do Piso Salarial da Enfermagem (Projeto de Lei 2.564/2020), que está sendo discutido no Senado Federal.

Também houve uma homenagem póstuma aos profissionais da Enfermagem que perderam suas vidas ao longo da pandemia da Covid-19, e uma breve caminhada ao redor do Parque da Lagoa. “Nossa solidariedade a todas as famílias que perderam entes queridos em decorrência desta pandemia, e nossa homenagem aos profissionais da Saúde e Enfermagem que nos deixaram após contrair a doença. São perdas irreparáveis, que não podem ser em vão e nem apenas números na estatística de óbitos”, disse Marmuthe.

Além da luta pelo Piso Salarial da Enfermagem, defendido pelo vereador em seus pronunciamentos e nas redes sociais, existem projetos recentes de sua autoria, apresentados na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em defesa da Enfermagem. Tais como: Projeto de Lei 288/2021; e Projeto de Indicação 87/2021; que normatizam o descanso (pausas compensatórias) para todos os profissionais de Enfermagem, durante os plantões diurno e noturno, nos estabelecimentos e serviços de saúde privados, e na Rede Municipal de Saúde, respectivamente.

“O trabalho da Enfermagem é essencial à manutenção da saúde e o cuidado dos enfermos, o que ocorre na maior parte do tempo em hospitais ou instituições semelhantes, cujo ambiente é permeado de agentes químicos e biológicos nocivos à saúde – que possibilitam a contaminação por doenças infectocontagiosas – e de exposição a radiações. Por isso, é importante garantir o descanso aos enfermeiros e demais profissionais da saúde durante as longas jornadas de trabalho, sobretudo em tempos de pandemia”, destacou Marmuthe.

Outras iniciativas – Em 2015, o vereador apresentou duas emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de João Pessoa destinando recursos para a melhoria da remuneração dos enfermeiros e técnicos de Enfermagem. Já em 2016, Marmuthe apresentou o Projeto de Lei 1.464/2016, que veda o funcionamento de curso de nível médio técnico e curso técnico voltado para formação à distância de técnicos de Enfermagem no âmbito municipal; e o Projeto de Resolução 73/2016, que criou a Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem (FPDE) na Câmara de João Pessoa.

“Estes heróis, que se dedicam diariamente a salvar vidas, devem ser lembrados e valorizados por todos nós, sobretudo em tempos de pandemia, risco de contágio, e rotinas exaustivas de trabalho. Os profissionais da Enfermagem, certamente, merecem o reconhecimento, gratidão, solidariedade, valorização salarial e, acima de tudo, merecem respeito! Mais uma vez estamos juntos na luta, pela aprovação do Piso Salarial da categoria e regulamentação definitiva da jornada de 30 horas semanais”, finalizou Marmuthe.

Deixe uma resposta