Mais de 500 testes para Covid-19 são realizados em Inquérito Epidemiológico em João Pessoa/PB

0
43
Equipes testam 520 pessoas durante inquérito epidemiológico, em João Pessoa — Foto: Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa/Divulgação

Pelo menos 520 pessoas foram testadas para Covid-19 no terceiro ciclo do Inquérito Epidemiológico realizado em João Pessoa, durante todo o dia de sábado (21). Destas pessoas testadas, 11 pessoas sintomáticas foram encaminhadas para a realização de exame do tipo swab. Foram visitados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) todos os 64 bairros da capital.

Durante a visita, a equipe realizou um questionário epidemiológico com o residente para obter informações sobre seus riscos de contaminação em ambiente profissional, contato prévio com pessoas contaminadas por coronavírus, entre outras informações técnicas e sociais.

Na entrevista, caso o residente fosse sintomático e estivesse no tempo de coleta do swab, a equipe de apoio era acionada imediatamente. Caso, no momento, o residente fosse assintomático, mas tivesse apresentado sintomas recentemente, eram realizados testes sorológicos.

Além do trabalho técnico e de pesquisas, as equipes também realizaram orientações sobre cuidados, forma de prevenção e que os residentes com qualquer sintoma de qualquer síndrome viral procurassem um serviço de saúde de referência no atendimento a casos suspeitos de Covid-19, garantindo assistência e evitando o agravamento da doença.

Com base nos dados levantados nas visitas domiciliares, o Inquérito Epidemiológico será capaz de apontar a circulação viral e a soroprevalência de casos de Covid-19 na Capital.

Ao todo, 45 equipes de profissionais de saúde, devidamente identificados, fazem o trabalho de captação e coleta de dados. O Inquérito teve início no dia 24 de outubro e acontece quinzenalmente aos sábados, seguindo até o próximo dia 5 de dezembro, com a realização do quarto e último ciclo de coletas.

Em casos de dúvidas, ou para mais informações, a população pode também ligar para os números (83) 3214-7938 e 3218-7181.

Com G1/PB